Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 24 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

S.Caetano começa viaduto na Guido Aliberti


Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC

16/05/2004 | 18:44


Começa esta semana a construção do viaduto em São Caetano que vai interligar a avenida Guido Aliberti, no limite da área central, e a avenida do Estado, no bairro Fundação. O viaduto, que vai passar sobre a linha de trem e terá cerca de 200 metros de comprimento, custará R$ 5,4 milhões à Prefeitura. A obra, para desafogar o trânsito do Centro do município, deve ser concluída até dezembro. Na outra ponta da avenida, a Prefeitura deu início às obras de duplicação na altura do bairro Cerâmica.

Pelo projeto, a Guido Aliberti será estendida cerca de 200 m, até a linha férrea, avançando sobre terrenos baldios usados hoje para o despejo clandestino de entulho. Do outro lado, o viaduto irá desembocar atrás da igreja Matriz de São Caetano, conhecida como Matriz Velha, na rua Mariano Pamplona, onde será construída uma nova via, e daí chegará à avenida do Estado. “Um (sistema) viário irá interligar os dois acessos”, explicou o diretor de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente de São Caetano, Júlio Marcucci Sobrinho.

As alterações vão exigir a desapropriação de parte do terreno de 119 mil m² das antigas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, no bairro Fundação, na área onde acontece a tradicional Festa Italiana (junto à praça Ermelino Matarazzo, ao lado da Matriz Velha), comprado pela empresa Sunset do Brasil em 2000. A obra, entretanto, evita a área do terreno contaminada com BHC, segundo o diretor. De acordo com Marcucci Sobrinho, a desapropriação tomará apenas 12 mil m² do terreno. “Serão cerca de 20 metros que passarão pelo meio do terreno.”

A Contracta Engenharia, de São Paulo, é a empreiteira que irá tocar o empreendimento. Na sexta-feira à tarde, homens trabalhavam na montagem do canteiro de obras, exatamente no fim das avenidas Guido Aliberti, em São Caetano, e Presidente Wilson, em São Paulo, de onde sairá o viaduto.

Acesso – Segundo Marcucci Sobrinho, o trânsito vai melhorar principalmente nas ruas Manoel Coelho, Santa Catarina e Baraldi. Com a mudança viária, quem vai para São Paulo (sentido Vila Prudente, Mooca e Tatuapé) não precisará passar mais pelo Centro.

São Caetano, com 15 km², é a menor das sete cidades e tem só dois viadutos, o dos Autonomistas (sentido Centro-bairro Fundação) e o Independência (sentido bairro Fundação-Centro), para vencer a linha do trem, que separa o bairro Fundação e glebas fabris do restante de São Caetano e obriga o motorista a passar pela região central da cidade se quiser atingi-los e à avenida do Estado. Com o novo viaduto, os motoristas terão acesso direto para vias expressas, como avenida Salim Sarah Maluf, a Anchieta e a Imigrantes.

Duplicação – A Prefeitura iniciou também, há cerca de 15 dias, as obras de duplicação da avenida Guido Aliberti entre as ruas São Paulo e Barão de Mauá. O trecho a ser retificado é de 1 km, e passa por dentro do terreno da desativada Magnesita. Um muro que circunda a área impede que o motorista veja a obra do lado de dentro.

Serão três pistas em cada sentido, igual a atual ligação da rua São Paulo até o trevo de entrada da cidade – no fim da avenida Almirante Delamare, na divida com a capital. A nova via deve ser concluída dentro de 120 dias, de acordo com Marcucci Sobrinho.

Concluída a obra, o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão ligado à Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, dará início à segunda etapa do piscinão que está sendo escavado na margem direita do ribeirão dos Meninos e ao longo da avenida Guido Aliberti.

A segunda fase abrange a rua São Paulo até a rua Barão de Mauá. “Só depois de concluída a obra da Prefeitura entraremos na área para dar continuidade ao piscinão”, afirmou Ubirajara Tannuri Felix, diretor de Engenharia e Obras do Daee. Felix prevê que o piscinão seja entregue em dezembro.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;