Política Titulo
Deputado quer colete à prova de balas especial para policial feminina
Por Sergio Kapustan
Do Diário do Grande ABC
28/09/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


Preocupado com o desconforto e a saúde das policiais militares, o deputado estadual José Dilson (PDT-Santo André) protocolou projeto na Assembléia Legislativa que autoriza o Poder Público a fornecer coletes à prova de bala com desenho anatômico e com tamanho correspondente ao número do sutiã. Atualmente, as mulheres, que representam 10% da corporação (93 mil policiais), recebem coletes iguais aos dos homens, porém, com tamanho adequado ao corpo feminino, segundo a PM.

Cirurgião do aparelho digestivo, o deputado diz que decidiu apresentar a proposta depois de ouvir dezenas de queixas de policiais femininas. Segundo José Dilson, apesar de a peça proteger eficazmente contra o impacto de projéteis, o parlamentar ouviu queixas de que os coletes femininos não são confortáveis.

Conforme José Dilson, as variações biológicas atrapalham o trabalho das PMs. Ele cita como exemplo o desconforto nas mamas, principalmente durante o ciclo pré-menstrual, menstrual e na amamentação. "Em geral, durante o período menstrual, as mulheres apresentam mastalgia (dor) e edema (inchaço) nas mamas. Após a licença-maternidade, é comum que muitas continuem a amamentar, e as PMs não são exceções. São elas quem mais sofrem o desconforto, por causa da pressão exercida pelo colete de proteção", explica o deputado.

Doenças – O parlamentar diz também que quer chamar a atenção da prevenção de doenças. "Não se trata apenas de assegurar maior conforto, mas, principalmente, atuar de forma preventiva quanto a possíveis agressões traumáticas ocasionadas às glândulas mamárias das policiais justamente por causa da pressão do colete", completa José Dilson.

Segundo o projeto, a regulamentação é responsabilidade do Poder Executivo. A Polícia Militar informou que só vai se pronunciar sobre a matéria se houver um pedido formal da Assembléia Legislativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;