Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Semasa filtrará água de piscinões


Vanessa Selicani
Especial para o Diário

13/11/2007 | 07:10


Santo André começará na metade do próximo ano a filtrar a água acumulada no piscinão do Jardim Bom Pastor. O projeto é pioneiro no País e já é utilizado na Itália. Além de Santo André, ele está sendo adaptado em Recife e Belo Horizonte com o auxílio da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e dos italianos da Escola Internacional de Água.

A filtragem tem custos baixos, pois não exige processos químicos nem mecânicos. Ela utiliza pedras e plantas para absorver as bactérias da água, tratando 60% da chuva e esgoto clandestino que chegam ao piscinão.

A água não pode ser consumida, mas futuramente servirá para atividades como limpeza de ruas e prédios públicos. O objetivo é tratar o material que será depositado no Ribeirão dos Meninos e melhorar o visual dos piscinões.

Em março começam as construções de três filtros no Jardim Bom Pastor. “Escolhemos a região porque existiam muitas reclamações quanto a aparência desse piscinão”, explicou a gerente de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ângela Ferrini. A autarquia já tem o material utilizado pelos filtros, que precisam ser repostos de oito em oito anos.

O sistema é útil para as chuvas mais poluídas que caem depois de um período de seca ou para filtrar materiais que chegam a rede pluvial vindos de ligações clandestinas de esgoto. Mas perde o efeito nas épocas de muita chuva, já que suporta apenas os primeiros cinco milímetros.

“O sistema tem esse limite, mas os primeiros milímetros são sempre os mais poluídos, e continuarão a ser filtrados”, argumentou o engenheiro da Escola Politécnica , José Rodolfo Martins.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;