Turismo Titulo
Jacarés e piranhas à mesa
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
31/07/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Depois de um dia de trilhas e flutuações, nada melhor do que mergulhar nos pratos típicos da culinária pantaneira. Caldo de piranha, arroz-carreteiro, ensopados de peixe, javonteses (mistura de javali com porco montês) e sopa paraguaia (na verdade, uma torta salgada de milho, cebola e queijo) são ótimas pedidas para quem pretende cair de boca na gastronomia regional.

Para começar, belisque um jacaré acompanhado da famosa Taboa - bebida local à base de cachaça, mel, canela e guaraná em pó. Também vale experimentar a Caipitaboa (espécie de caipirinha) nas versões com cereja, abacaxi, goiaba, guavira, ameixa ou pêssego.

A idéia surgiu em 1996 e foi batizada com a expressão usada pelos nativos como saudação. No final, acabou dando nome ao bar que vende a bebida, o Taboa. Enquanto a cabeça gira, reggae, forró e MPB ditam o ritmo aos pés-de-valsa.

Outro estabelecimento que faz sucesso entre os turistas é o Casa do João. Lá a especialidade é a traíra - sem espinha, ressalta o cardápio. Já o Cantinho do Peixe é daqueles restaurantes simples, que fazem qualquer um se sentir íntimo do cozinheiro. Por isso, não faça rodeios e vá direto à prata da casa: o filé de pintado ao molho de urucum. E para arrematar, prove os sabores exóticos do Palácio dos Sorvetes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;