Cultura & Lazer Titulo TV
Filme dá voz a mulheres que fizeram aborto clandestino
01/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


"Fim do Silêncio" é um documentário simples e abre o jogo: o aborto ilegal é um dos principais problemas de saúde pública do País. O filme, de Thereza Jessouroun, passa hoje às 23h10 na TV Cultura e seu mérito é tratar o tema sem o moralismo habitual. Ouve as pessoas diretamente envolvidas no problema - as mulheres que tiveram, ou optaram por praticá-lo. E, sabiamente, ignora especialistas, políticos e religiosos.

No total, são 22 mulheres, que olham diretamente para a câmera, sem esconder o rosto, o nome ou a emoção. Contam por que, em que circunstâncias, praticaram a interrupção da gravidez. Muitas vezes foi por decisão própria; outras, por imposição de maridos.

O filme financiado pelo Ministério da Saúde não se propõe como panfleto proliberalização do aborto. Se toma partido, o faz em nome de quem sofre o problema. Joga luz sobre a hipocrisia com que a questão em geral é tratada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;