Cultura & Lazer Titulo Reabertura
Retorno Clássico

Teatro Lauro Gomes reinaugura nesta quinta-feira com
concerto em São Bernardo após quase um ano de reformas

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
15/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A programação cultural de São Bernardo ganha fôlego com a reinauguração do Teatro Lauro Gomes, que reabre após quase um ano de reformas. Para celebrar, uma garbosa apresentação da orquestra Filarmônica Vera Cruz, na quinta, com roteiro que prevê um misto de clássico, contemporâneo, trilhas de cinema e ópera.

"Procurei trazer um repertório mais sério na inauguração da orquestra, em agosto. Agora, nesta situação de festa, apresentaremos um programa mais descontraído, para mostrar a versatilidade do nosso trabalho", diz o maestro Júlio Medaglia sobre o concerto, que tem entrada franca.

No repertório, o passeio por clássicos, como a '5ª Sinfonia de Beethoven'; uma volta pelo contemporâneo, com suíte do filme 'West Side Story'; além de trecho de 'O Cangaceiro'. Com participação da soprano Gabriela Pacce e do tenor Marcelo Vanucci, trechos de óperas como 'La Bohème', 'Turandot',  'Gianni Schicchi' e 'La Traviata', serão exibidos.

Agora, segundo o maestro, a orquestra ganha espaço adequado: "O novo teto do teatro é irregular, de madeira, assim como o chão, perfeito para fazer reverberar o som sem precisar de amplificação".

"O Teatro Lauro Gomes estava numa situação que não havia outra opção que não fechá-lo para modificar tudo. Agora, ele é todo equipado digitalmente, tanto luz quanto som. A caixa cênica foi readequada e a visão da plateia (de 526 lugares) melhorou depois que eliminamos uma bolsa que impossibilitava quem estivesse no meio de ver o palco. Adequamos o espaço interno com todos os equipamentos de segurança", lista o secretário-adjunto de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto.

"Poucas cidades do País têm a quantidade de teatros públicos que São Bernardo tem. O plano é revitalizá-los e escoar a produção, dando valor tanto aos artistas da cidade quanto os de fora", completa Neto.
Dois outros teatros fecham para reforma no ano que vem. O Cacilda Becker, no Paço Municipal e o Abílio Pereira de Almeida, no Baeta Neves. O Elis Regina, no Bairro Assunção, entra em obras só em 2012.

"Esperamos que em 2012, também, já esteja pronto o centro de cultura no espaço Vera Cruz, que prevê 800 lugares, com fosso para orquestra. E possibilidade de receber as maiores produções", prevê o secretário-adjunto.

Júlio Medaglia já faz planos para o espaço que nem bem saiu do papel. "Vamos apresentar óperas completas lá."

Filarmônica Vera Cruz - Concerto. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Quinta, às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;