Economia Titulo Combustível
Etanol nos postos vai chegar R$ 1,80 na entressafra
19/10/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


Os preços do etanol hidratado devem atingir o nível de R$ 1,80 por litro nos postos de combustíveis durante a entressafra, segundo o presidente da Datagro Consultoria, Plínio Nastari. Ele diz que os preços elevados deverão ser registrados também na safra 2011/2012. "Na próxima safra, o consumo irá absorver toda a oferta existente."

Nastari disse também que, em virtude do maior preço do etanol, a Petrobras deve se preparar para aumentar a disponibilidade de gasolina nas bombas. A importação de gasolina possivelmente será necessária para atender à demanda.

Nastari disse que se em 2011/2012 houver aumento na oferta de cana de 5%, ele será direcionado para a produção do açúcar em virtude de seus preços mais remuneradores. "A produção de etanol será utilizada como variável de ajuste do setor."

Diante deste cenário de oferta ajustada de etanol em 2011/2012, Nastari estima que a exportação do produto apenas voltará a crescer quando a produção de cana do Brasil tiver elevação efetivamente, o que é esperado para 2012/13. "Neste período, além de maior oferta interna de cana, esperamos que os Estados Unidos já tenham eliminado os subsídios ao produtor de etanol de milho e também o imposto de importação existente hoje", disse. A eliminação tanto do subsídio quanto do imposto de importação é esperada para o fim de 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;