Cultura & Lazer Titulo TV Trama
Ao vivo na rede
Por
27/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A TV Trama inicia a partir de segunda-feira uma programação de quatro horas de conteúdo ao vivo via web. Pelo endereço www.tvtrama.com.br será possível acompanhar diariamente ensaios e shows de bandas e interagir com os artistas - basta se cadastrar. O guitarrista andreense Andreas Kisser é atração na terça.

"Um dos grandes privilégios que eu tive na minha vida foi ter visto os ensaios da Elis. Você pode até não gostar do artista ou do disco, mas você se encanta em ver um artista trabalhando no estúdio, é um processo lindo",

considera o produtor musical João Marcello Bôscoli, sócio da Trama, idealizador da TV e filho de Elis Regina e Ronaldo Bôscoli.

"O ‘ao vivo' é tão importante para um site quanto para uma emissora de TV. O ‘ao vivo' esquenta o site. No estúdio não tem pose, é real. E a banda ainda sai com um master do que foi gravado", diz ele. Parceiros da Trama, como a revista Rolling Stone, produzirão programas semanais.

Os vídeos de todas as exibições recheiam um arquivo que inclui o acervo da companhia - de tapes do compositor Cartola e da dupla Pena Branca e Xavantinho até a banda eletrônica capixaba Zé Maria, o grupo de pop rock paulistano Cérebro Eletrônico e o cantor pernambucano China - com acesso livre.

Já há negociações para transmitir os shows do auditório do Ibirapuera, em São Paulo, sob curadoria de Pena Schmidt. A TV Trama está ‘em testes' há pelo menos um ano, com pouco mais de 50 transmissões nessa trajetória. Segundo João Marcello, a câmera instalada no estúdio era aberta, por exemplo, para mostrar gravações de estúdio dos musicais do programa Radiola, que ele apresenta na TV Cultura, quartas à meia-noite.

Um dia, a banda Sepultura alugou o espaço e transmitiu a sessão para 30 mil pessoas, inspirando o nascimento da TV. A ideia ganhou corpo com a compra de câmeras próprias para internet e um switcher, que permite ao público escolher por qual câmera vai assistir as performances. O público também pode conversar com as bandas e outros usuários pelo chat ligado ao Twitter.

Outro diferencial é o áudio. João Marcello desafia a audiência a comparar o áudio da TV Trama com o do Youtube, por exemplo.

"Em vez de passar o som direto da câmera, o som passa pela mesa de som Neve, que é uma melhores do mundo, com apenas 15 exemplares. O George Lucas tem uma, o Jay Z tem outra, a BBC tem outra", conta. Segundo ele, a Neve cria um novo padrão de áudio para a transmissão via internet. "É uma mesa que todos os artistas gostam. Ela foi feita pelo cara que inventou a mesa de som", derrete-se.

TV Trama - Site www.tvtrama.com.br . Segunda-feira, 14h, ‘Vivendo do Ócio' ao Vivo; terça, 14h, ensaio do Andreas Kisser; quarta, 14h, ensaio dos Volantes, dia 1º,14h, Caju e Castanha ao vivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;