Economia Titulo Brinde Seguro
Ipem fiscaliza ovos de Páscoa com brinquedos
Do Diário do Grande ABC
Com AE
25/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou ontem nova etapa da ‘Operação Páscoa' para fiscalizar ovos de chocolate que trazem brinquedos como brinde.

Na embalagem, o produto deve trazer um aviso de que o brinde tem certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e este, por sua vez, deve trazer o selo do instituto.

As equipes examinaram 86.578 produtos, dos quais 3.617 ovos de Páscoa foram interditados por terem na embalagem o selo do Inmetro, o que não é permitido, pois o item que deve ter a marca é o brinquedo. Na operação foram apreendidos 98 coelhos de pelúcia, por não ter trazerem o certificado.

Os fiscais visitaram estabelecimentos comerciais nas cidades de São Bernardo, São Paulo, Osasco, Itapira, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Dracena, Botucatu e Tatuí, para examinar os produtos.

Segundo o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, o selo do Inmetro encontrado nas embalagens podem confundir o consumidor. "O que tem certificação obrigatória e, por isso, deve conter o selo do Inmetro são os brindes que vêm no ovo."

No caso de irregularidades, o produto é retirado da loja e a empresa é notificada, tendo o prazo de 10 dias para apresentação de defesa ao departamento Jurídico do Ipem-SP, que definirá a multa a ser aplicada, variando de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando no caso de reincidência. Ainda não foi divulgado o balanço da operação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;