Economia Titulo Emprego
Juro menor estimula criação de vagas
Por Da Agência Brasil
19/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A redução das taxas de juros para estimular o setor produtivo e a geração de empregos no País foi defendida, ontem, pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ao divulgar os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ele descartou risco "de bolha inflacionária" e avaliou que não há motivos para aumento.

"Cada vez que se aumenta a taxa de juros, há impacto sobre o capital produtivo para quem quer investir. Só favorece quem especula com o dinheiro. Por isso, sou o maior defensor das mais baixas taxas para alimentar o crescimento da economia", afirmou o ministro.

Embora alguns produtos apresentem variação de preços, como material escolar, em fevereiro, Lupi disse que não há risco de pressão inflacionária. "O País está produzindo bem", disse citando o desempenho do setor industrial em janeiro.

O consumo interno e a retomada das exportações, segundo o ministro, são sinais claros de recuperação depois da crise financeira mundial e favorecem a indústria, que registrou recorde no mês passado, com a criação de 68.920 vagas.

O setor industrial puxou a alta do emprego no mês, que bateu recorde histórico com a geração de 181 mil postos no primeiro mês do ano. A expectativa é que este resultado seja refletido neste mês, especialmente por causa do setor de serviços que teve alta demanda com as férias e o Carnaval.

Lupi voltou a estimar a geração de 2 milhões de empregos em 2010 - a expectativa do ministro da Fazenda, Guido Mantega, é de 1,6 milhão de novas vagas - e previu que a taxa de desemprego medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve ficar em 7,4% no ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;