Economia Titulo Mercado
Brasil é elogiado por conter valorização da moeda
Por
01/11/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


O Brasil saiu na frente em medidas para conter a valorização da moeda - que vão além das tradicionais compras de dólares no mercado pelos bancos centrais. Em 20 de outubro, com a introdução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 2% sobre fluxos para compras de bônus e ações brasileiras, o País sinalizou que está disposto a dificultar a entrada de capitais para resistir ao empuxo da valorização.

Apesar da moderação da medida, a iniciativa brasileira chamou a atenção do mercado internacional pelo seu pioneirismo no pós-crise. O novo IOF foi elogiado em editorial do Financial Times e por economistas de renome, apesar das críticas recebidas no Brasil, principalmente em relação à possibilidade de o imposto desviar a liquidez da Bovespa para Bolsas estrangeiras.

Em artigo, o economista Nouriel Roubini, que antecipou a crise global, escreveu que vários países cogitam seguir o Brasil e introduzir algum mecanismo de controle. "Na verdade, o IOF brasileiro é arma tímida na ‘guerra cambial' se comparado com a atitude chinesa, que interrompeu no ano passado a lenta valorização do yuan iniciada em 2005", escreveu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;