Turismo Titulo Paraísos Escondidos
Família Goldschmidt: do Piauí ao Maranhão
Por Por Peter Paulo Goldschmidt
10/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Porta de entrada para um dos mais incríveis cartões-postais do Brasil, Barreirinhas tem 50 mil habitantes e uma estrutura bem razoável para receber o turista. Da cidade partem caminhões adaptados, tipo jardineira, que levam os turistas através de estradas de terra até o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses.

A região tem esse nome por duas razões. Primeiro porque toda a área do parque é coberta por enormes dunas que lembram um grande lençol. A segunda é porque entre as dunas afloram as águas limpas e puras do lençol freático que corre sob a areia. Essas águas formam piscinas naturais, translúcidas, que cobrem uma área de 270 quilômetros quadrados. Um verdadeiro parque aquático natural onde o visitante é convidado a relaxar e revigorar suas energias em contato com a natureza.

Normalmente os roteiros turísticos visitam somente as lagoas próximas à estrada, mas existem passeios, inclusive usando quadriciclos, que atravessam as dunas até o litoral percorrendo mais de 100 quilômetros de lagoas naturais.

Essa travessia pode ser estendida também para ambos os lados. Como Parnaíba e Barreirinhas não recebem grandes jatos, a viagem pode começar em Fortaleza e passar por Jericoacoara antes de chegar a Parnaíba, no Piauí. Também pode terminar (ou começar) em São Luís, capital do Maranhão, e incluir Alcântara e Santo Amaro.

É possível visitar a região em qualquer época do ano, pois mesmo na seca (junho a dezembro), há muitas lagoas perenes que encantam os visitantes. Normalmente, começa a chover em janeiro e as lagoas atingem seu nível máximo em abril. Depois, vão se esvaziando aos poucos, mas até agosto ainda estão bem cheias.

Visitar Parnaíba, Lençóis Maranhenses ou fazer a travessia entre ambas é uma oportunidade única de conhecer um dos paraísos escondidos dentro do nosso Brasil. Uma viagem impressionante que oferece agradáveis surpresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;