Cultura & Lazer Titulo HQ
Inéditas aventuras de Star Trek

Com histórias de David Tischman, HQ aponta o que teria acontecido depois do fim da série

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
29/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma das principais características da primeira geração da série Star Trek é o texto que apresentava a atração. Nela dizia: "Estas são as viagens da nave estelar U.S.S. Enterprise, em sua missão de cinco anos para explorar novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações". O ‘projeto inicial' não corresponde à duração do programa de televisão da década de 1960, que esteve por três anos no ar. Os fãs brasileiros podem conhecer algumas novas aventuras interplanetárias na revista em quadrinhos Star Trek - Ano Quatro (Devir Livraria, 160 págs., R$ 34,95), que registra acontecimentos que passam um ano depois da terceira e última temporada. As histórias são de David Tischman e a arte ficou à cargo dos desenhistas Leonard O´Grady, Steve Conley, Gordon Purcell e Joe e Rob Sharp. A publicação foi lançada nos EUA nesse formato encadernado no ano passado, com cada um dos capítulos tendo chegado às lojas separadamente em 2007.

A publicação apresenta seis histórias inéditas envolvendo a tripulação liderada pelo Capitão James T. Kirk. Em O Coletivo, a Enterprise investiga massa planetária gigantesca conhecida pelo nome de Coletivo, comandada por um médico que tem interesses pessoais por trás da motivação de estudar o maior laboratório científico da galáxia. No capítulo Primeira Diretriz, o planeta Aarak 3, detentor de um dos principais suprimentos de cristais de dilítio (substância utilizada como combustível da Enterprise) apresenta grande evolução desde a última vez que foi visitado por membros da Federação dos Planetas Unidos, causando estranheza nos visitantes. Os mistérios envolvendo a forma de vida Ur e seu desejo de regressar para casa são os temas da trama Forma de Vida.

O arco Reality Show mostra visita a um planeta em que o entretenimento televisivo movimenta a população e os meios de comunicação gananciosos. Presos no local, a tripulação deve participar de um programa para poder escapar com vida. A momentânea perda do Primeiro Oficial Spock coloca à prova os conhecimento científicos do restante dos oficiais da Frota Estelar em Alerta em Gemini, na qual buscam conhecimento ao estudar ‘antiga' estação espacial, utilizada no século 20.

Fecha a HQ o capítulo Preciosa Mercadoria. A história coloca todos a postos para investigar o desaparecimento da nave U.S.S. Pasteur, da qual faz parte o Capitão Matthew O´ Hara, irmão da tenente Uhura. Procurando por sobreviventes no terceiro planeta do sistema Gobi, Kirk se depara com um estranho armazém repleto de bebês de diferentes raças - a mercadoria local. O prólogo Diário do Capitão inicia essa nova leva de aventuras.

Apesar da temática de ficção científica, o comportamento dos tripulantes destaca-se em meio à jornada intergaláctica. A curiosidade com o desconhecido, a ganância, o medo, a solidariedade e a dor são algumas das características presentes nos personagens criados por Gene Roddenberry (1921-1991). Esse fator, somado à turbulenta relação entre Spock e o Dr. McCoy e o carisma de Kirk, são parte do sucesso da saga e transporta-se para o mundo dos quadrinhos. O fato dos capítulos não terem ligação direta uns aos outros faz com que alguém que não conheça a série não se perca ao longo das páginas.

Os títulos Star Trek - Jornada nas Estrelas: A Nova Geração - Interlúdios e Jornada nas Estrelas - Klingons: Herança de Sangue complementam a coleção em quadrinhos de uma das histórias mais conhecidas de todos os tempos e que continua "audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;