Política Titulo Contas de 2005
PT se mobiliza para salvar Avamileno de derrota na Câmara
Por Matheus Adami
Especial para o Diário
14/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O PT de Santo André começará na segunda-feira a operação política para salvar as chances de o ex-prefeito João Avamileno disputar cadeira na Assembleia Legislativa em 2010. Os seis vereadores e Avamileno se reunirão para discutir a situação das contas referentes às gestões de 2005 e 2006 do ex-chefe do Executivo, ambas rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e em tramitação na Câmara Municipal.

Caso o Legislativo mantenha o posicionamento do tribunal, Avamileno pode dar adeus às pretensões políticas, pois ficará inelegível por cinco anos. Considerado pelo partido como um dos principais nomes, Avamileno é uma peça que os petistas não querem perder. "Não dá para dar uma bobeada aí, já que o João pretende ser candidato no próximo ano", disse o líder da bancada, Jurandir Gallo, admitindo que o partido só deverá permitir a votação das peças na Câmara após ter garantia de obter 14 votos.

As negociações no Legislativo podem envolver a votação do Fundo Social de Solidariedade, parte da reforma administrativa encaminhada à Casa pelo prefeito Aidan Ravin (PTB), considerada desnecessária pelo PT.

Reforçando a hipótese envolvendo um suposto acordo entre petistas e governo - negado pelas duas partes - o filho de Avamileno, Fabrício, reuniu-se com Aidan na última semana. O motivo alegado é que o encontro foi apenas uma "visita de cortesia".

 O PROBLEMA - A verba destinada para Educação foi a grande pedra no sapato de Avamileno na visão do TCE. A Prefeitura considera determinados investimentos, como a Sabina Parque Escola do Conhecimento, como parte da quantia mínima de 25% do Orçamento para a área. O tribunal, segundo Gallo, tem uma visão mais "política" da questão. "Em todas as contas do João acontece um problema contábil referente à Educação, e isso vem desde a época de Celso Daniel (prefeito assassinado em 2002)".

Supervisão Juliana de Sordi Gattone




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;