Automóveis Titulo Fusca
Uma paixão nacional

Dia 20 de janeiro foram comemorados os 50 anos da fabricação do primeiro Fusca no Brasil

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
28/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Dia 20 de janeiro foi uma data especial para os apaixonados pelo Fusca: comemorou-se 50 anos da fabricação do primeiro Fusca no Brasil, modelo que mais tarde se transformaria em um xodó nacional.

Neste período, o modelo de formato arredondado acumulou - e ainda acumula - inúmeras e saborosas histórias, a maioria com enredos românticos e finais felizes.
Um desses episódios foi protagonizado por Luciano de Almeida que, quando decidiu comprar um carro, aos 15 anos, não pensou duas vezes: pediu logo um Fusca. "Meu pai teve 25 Fuscas. Então resolvi pedir um para mim."

Hoje, proprietário do mesmo besouro ano 1996, Luciano quer tuná-lo com equipamentos de última geração, design único e um motorzão.

Outro ‘causo' interessante é o de Luiz. Ele restaurou um Fusca modelo Zwitter, ano 1953, produzido por apenas cinco meses. Após dois anos de trabalho, importando peças originais, Luiz conseguiu ter um Fusca único. O valor nele investido? "Não posso revelar".

Mas nem tudo é alegria. Roberto Favarini, com tristeza no olhar, conta que precisa vender o seu Fusca 1966. Após dois anos de restauração, a alegria chegou ao fim. "O hobby virou motivo de briga em casa."

Essas são só algumas histórias em 50 anos. Com certeza, outras milhares serão contadas nos próximos 50. Afinal, quem acha que o Fusca irá desaparecer em 2059?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;