D+ Titulo
Meu Brasil brasileiro
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
27/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Nem só de samba e pandeiro é feita a fama tupiniquim mundo afora. Feijoada, tapioca, pão de queijo, caipirinha e outras delícias da culinária tropical enchem todo mundo de vontade. As receitas, no entanto, nem sempre são fáceis de serem encontradas, já que se tratam de tradição e são passadas de mãe para filha. Para facilitar o acesso à informação, Guta Chaves e Dolores Freixa reuniram algumas na Larousse da Cozinha Brasileira (R$ 119, Editora Larousse, 200 páginas).

O livro traz, além de explicações sobre o modo de fazer cada prato, curiosidades e explicações da história das regiões. Quem diria que a gastronomia de Goiás tem alguma relação com Cora Coralina? “Outras doceiras se inspiraram na figura da célebre, que se julgava melhor doceira que escritora”, afirmam.

O Brasil é tão grande que pessoas de regiões diferentes têm até dificuldade de reconhecer ingredientes de outros locais. Ou você sabe que chibé, jacuba, goma e tucupi são variações feitas com a mandioca? São 160 receitas na obra, ilustradas por 100 fotos.

As culinárias do Norte, do Maranhão, do Nordeste, da Bahia, do Centro-Oeste, do Sudeste, do Sul e do Litoral do País são esmiuçadas. No fim, releituras de grandes chefs brasileiros sobre os pratos tradicionais mostram que a gastronomia nacional pode sim ter requinte.

Curiosidades

No Norte do País, às 17h, a tradição é consumir tacacá, preparado feito com tucupi – líquido extraído da mandioca. E, nesses locais, o açaí é um quitute para todas as horas do dia.

Na cidade de Areia, a 65 km de Campina Grande, na Paraíba, fica o Museu da Rapadura. No local havia um engenho que produzia cachaça e rapadura e hoje pode-se observar um dos primeiros instrumentos usados para fazer o doce.

A carne-seca deve ser mergulhada no leite por cerca de seis horas. Depois, lavada em água corrente, mas não escaldada. O leite a torna mais macia, hidratando-a.

Receitas

Doce de Limão
Rendimento: 30 porções
Tempo de preparo: 4 horas (4 dias de descanso)
Grau de dificuldade: Difícil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 30 limõezinhos Taiti; água quanto baste; 1 kg de açúcar; 2 colheres (sopa) de corante verde comestível; cravos-da-índia a gosto (opcional).
Modo de preparo: Lave bem os limões com uma escovinha ou esponja. Com uma faca bem afiada, retire a pontinha dos limões e faça um corte no local para que a água entre durante o cozimento e para facilitar a retirada do miolo. Coloque os limões em uma panela com bastante água. Leve ao fogo para ferver. Deixe cozinhar por 10 minutos e escorra. Volte a encher a panela com água fria e repita a operação do cozimento deles por mais 10 minutos. Após a fervura, escorra e coloque água novamente. Ferva por mais 5 minutos. Depois de ferver, retire os limões do fogo, escorra e deixe esfriar. Quando estiverem completamente frios, retire cuidadosamente toda a polpa dos limões, deixando apenas as casquinhas inteiras. Coloque as casquinhas dos limões em uma panela com água fria até cobri-las por inteiro. Deixe descansar por 3 dias trocando a água várias vezes. Depois de escorrer pela última vez, dê um retoque final: retire o restante dos miolos das casquinhas dos limões, eliminando ao máximo a polpa que ainda houver. Em uma panela ponha o açúcar e água e leve ao fogo mexendo até o açúcar dissolver. Ferva até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe esfriar totalmente. Junte o corante. Mexa bem e mergulhe as casquinhas nessa calda deixando descansar até o dia seguinte. Outro dia leve a calda com as casquinhas novamente ao fogo, deixe cozinhar até que ela engrosse levemente. Apague o fogo e, se gostar, coloque cravos-da-índia para aromatizar. Deixe esfriar e sirva com queijo-de-minas.

Biscoitos de Polvilho
Rendimento: 60 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 1 kg de polvilho azedo; 2 copos (americanos) de leite integral quente; 2 copos (americanos) não muito cheios de óleo; 2 copos (americanos) de água; 4 ovos ou até dar o ponto; 1 colher (sopa) de sal.
Modo de preparo: Coloque o polvilho em uma vasilha, acrescentando o leite já quente com o sal, o óleo, a água e vá escaldando. Sove bem. Deixe esfriar. Coloque os ovos, um a um, e amasse bem até a massa ficar lisa. Monte os biscoitinhos a seu gosto e coloque na assadeira. Asse em forno quente pré-aquecido (300°C).

Pão de Queijo
Rendimento: 30 unidades
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 500 g de polvilho azedo; 1 litro de água fervente; 250 g de banha derretida ou óleo; 3 ovos; 100 g de queijo-de-minas ralado; leite para amolecer a massa; 15 g de sal.
Modo de preparo: Em uma vasilha, escalde o polvilho com a água fervente e a banha (ou óleo). Adicione os outros ingredientes amolecendo com leite. Amasse bem. Engordure as mãos para enrolar as bolinhas. Coloque em um tabuleiro untado (ou assadeira) e asse em forno bem quente. Depois de crescidos, diminua o fogo para que sequem. Dica: Como essa massa é mais mole, pode-se utilizar saco de confeiteiro para montar as bolinhas.

Broa de Fubá
Rendimento: 45 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 1 litro de leite; 4 colheres (sopa) de banha de porco; 1 colher (chá) de erva-doce; 250 g de açúcar; 500 g de fubá; 5 ovos; 1 colher (chá) de sal.
Modo de preparo: Ferva o leite e adicione a banha. Misture bem. Acrescente, então, o sal, a erva-doce e o açúcar na mistura. Vá adicionando, aos poucos, o fubá e mexa em fogo baixo até formar um angu. Retire do fogo, deixe esfriar e acrescente os ovos um a um até dar o ponto. Unte uma xícara de chá com um pouco de banha e polvilhe com o fubá. Coloque 2 colheres (sopa) de massa dentro da xícara e faça movimentos circulares para formar uma bolinha, colocando-a em seguida em uma assadeira untada. Repita o procedimento com o restante da massa. Leve para assar a 160°C até que fiquem douradas.

Curau
Rendimento: 5 a 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 6 espigas de milho raladas e passadas na peneira; 500 ml de leite; 2 xícaras (chá) de açúcar; 1 lata de leite condensado; canela em pó a gosto para polvilhar.
Modo de preparo: Leve o milho ralado ao fogo, juntamente com o leite e o açúcar (ou leite condensado), deixando cozinhar até engrossar. Coloque em uma tigela ou em potes individuais e polvilhe com canela.

Bolo de Rolo
Rendimento: 6 a 7 unidades
Tempo de preparo: 1hora e 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: Recheio – 600 g de goiabada em pedaços; 3 xícaras (chá) de água; 1 xícara (chá) de vinho branco. Massa – 250 g de margarina; 3 xícaras (chá) de açúcar refinado; 6 gemas; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 6 claras em neve; 6 colheres (sopa) de açúcar cristal para finalização.
Modo de preparo: Recheio – Leve ao fogo uma panela com a goiabada, a água e o vinho. Mexa sempre com colher de pau até formar um creme de goiaba.
Massa – Bata a margarina até ficar clara, junte o açúcar aos poucos e bata por 4 a 5 minutos. Acrescente as gemas uma a uma até obter um creme claro. Desligue a batedeira e adicione a farinha aos poucos mexendo levemente até obter uma massa homogênea. Junte as claras em neve delicadamente, sem bater, misturando com uma colher de pau. Unte uma assadeira de 28 cm x 48 cm e 10 cm de altura e espalhe a massa uniformemente. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que asse, sem dourar. Desenforme sobre um pano seco, polvilhe o açúcar cristal, espalhe o creme de goiaba e com ajuda do pano enrole a massa e espalhe açúcar por cima. Repita o processo e o bolo ficará em formato de rocambole.

Baião-de-dois
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora e
30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 1/2 kg de feijão-verde; 1/2 kg de arroz; 1 xícara (chá) de manteiga de garrafa; 1 cebola grande picada; 6 dentes de alho; 2 pimentas-de-cheiro amarelas; 1 maço de cebolinha picadinha; 500 g de queijo-de-coalho; 1 maço de coentro picadinho; sal a gosto.
Modo de preparo: Cozinhe o feijão na água e sal. Cozinhe o arroz normalmente. Aqueça manteiga numa caçarola e refogue a cebola e o alho. Por último ponha a pimenta. Acrescente o feijão-verde sem caldo, refogue e junte a cebolinha e o arroz. Misture bem e adicione 4 xícaras (chá) de caldo de feijão. Corte a metade do queijo em cubos e misture na panela; a outra metade do queijo rale e reserve. Retire do fogo, arrume em uma panela de barro e leve novamente ao fogo. Acrescente o queijo ralado por cima, deixe derreter um pouco e retire do fogo. Salpique coentro por cima. Sirva com carne-de-sol ou com galinha guisada ou de cabidela.

Salada de Feijões-manteiguinha de Santarém
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos após os feijões estarem cozidos e frios
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 250 g de feijões-manteiguinha de Santarém; 50 g de bacon (para o feijão); molho vinagrete a gosto; azeite a gosto; sal a gosto.
Modo de preparo: Escolha os feijões, lave e cozinhe com o bacon. Os feijões devem ficar macios, mas não moles; escorra todo o caldo. Deixe esfriar. Com um pouco do molho vinagrete, azeite e sal tempere a salada de feijões.

Bolinho de Tapioca
Rendimento: 36 unidades
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Sim

Ingredientes: 1/2 kg de farinha de tapioca; 3/4 de litro de leite; 150 g de manteiga; 1 ovo; 1 colher (café) de fermento em pó; 1 pitada de sal.
Modo de preparo: Com as mãos, misture em uma tigela, um a um, todos os ingredientes do bolinho, até obter uma massa não muito seca. Faça 36 bolinhos. Asse em forno alto preaquecido por 25 a 35 minutos, até ficar dourado. Sirva morno com manteiga. Dicas: Para enrolar os bolinhos molhe as mãos com água. Os bolinhos podem ser congelados. Para assar, leve direto do congelador ao forno convencional (sem descongelar). Não use microondas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;