Setecidades Titulo Na região
Lei Seca flagra seis motoristas embriagados
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
14/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Balanço divulgado pela Polícia Militar ontem mostrou que seis motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados durante o feriado de Carnaval. Foram abordadas 19 pessoas, sendo realizados 14 testes do bafômetro entre as sete cidades da região na Operação Direção Segura.

Neste período, foram fiscalizados 36 pontos espalhados entre as principais vias das cidades e divisas na região, em dias e horários alternados. A Polícia Militar aplicou seis multas; dessas, cinco autuações foram feitas mesmo com os motoristas tendo se recusado a passar pelo teste do bafômetro.

Para justificar a pequena quantidade de testes realizados, a Polícia Militar destaca que nem todos os indivíduos abordados são submetidos ao procedimento. A medição da quantidade de álcool no organismo só é indicada para aqueles que apresentam indício de ter ingerido álcool.

A nova Lei Seca, sancionada em dezembro pela presidente Dilma Rousseff, dispensou a necessidade do etilômetro para comprovar a embriaguez ao volante e determina tolerância zero para a quantidade de álcool ingerida. A partir de agora, o motorista que consumir bebida alcoólica e se recusar a passar pelo teste pode ser autuado caso haja vídeos ou provas testemunhais, incluindo a do policial militar que conduziu a ocorrência.

Em todo o Estado, a polícia prendeu 435 pessoas pelo crime de embriaguez ao volante (artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro). O número é 240% superior ao do feriado do ano passado, quando 128 motoristas foram presos. Já a quantidade de motoristas autuados passou de 1.164 para 1.419.

O valor da multa para os motoristas embriagados passou para R$ 1.915,40 e, além disso, o condutor perde o direito de dirigir durante um ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;