Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Aprendizado como chave do sucesso

Com a velocidade das mudanças e a disponibilidade das informações, mais e mais conhecimento é produzido, e estar atualizado faz parte das competências do bom profissional

Por Cíntia Bortotto
04/08/2014 | 07:17
Compartilhar notícia


Aprender sempre é a melhor forma de progredir na carreira. Com a velocidade das mudanças e a disponibilidade das informações, mais e mais conhecimento é produzido, e estar atualizado faz parte das competências do bom profissional, seja de qual área ele for. As empresas buscam pessoas comprometidas com a carreira e, portanto, com a educação contínua.

Para iniciar novo estudo é necessário, em primeiro lugar, se organizar em termos orçamentários. Planeje seus custos. E investir em educação é um bom investimento? Eu diria que é o melhor deles. Além da amplitude de visão que pode proporcionar infinitas possibilidades, temos pesquisas que comprovam que, a cada nível de escolaridade formal que você avança, seu salário tende a dobrar. Isso significa que investir em educação formal é investir na tendência de aumento salarial.

Como escolher o que devo fazer? Recentemente, perguntaram-me: ‘o que vale mais, fazer o que gosta ou fazer o que fornece a melhor renda?’ Fazer o que você gosta pode lhe diferenciar tanto que a renda é consequência. Encontrei muitas pessoas em profissões que não são as tidas como “de boa renda” e que foram muito felizes por fazerem o que gostam e cresceram até mais do que as profissões tradicionais de médicos, advogados, engenheiros e dentistas, entre outras.

Vamos às principais dicas para quem quer voltar a estudar. Se você está no Ensino Médio, pode fazer orientação vocacional com um psicólogo. Converse com profissionais de todas as profissões que lhe agradam, compre o Guia do Estudante, é um material rico em informações e muito sério.

Se já está trabalhando e cursando faculdade, comece pensar em desenvolver idiomas. Este item é mais importante do que uma pós-graduação. Faça primeiro inglês e depois espanhol, o terceiro idioma depende da área na qual você atua. Se você já está trabalhando há algum tempo e precisa melhorar a liderança, busque treinamentos comportamentais. Eles começam a lhe fornecer base teórica para os comportamentos de um líder.

A educação formal não deve ser esquecida, de forma que, se você já está formado há um ou dois anos, busque especialização com pós-graduação na sua área de atuação.

Se quer desenvolver rapidamente competências chave, então procure um coach, com formação séria em instituições credenciadas.

Se está começando a se expor em reuniões mais executivas, pois bem, para entender toda a terminologia dos negócios faça um MBA (Master Business Administration).

Faça cursos de educação continuada, que servem para quem quer aprender sobre temas mais específicos; a FGV (Fundação Getulio Vargas) e a FIA (Fundação Instituto de Administração) oferecem bons temas para reflexão.

Guarde tempo na agenda. Além do tempo em sala de aula, reserve período para as tarefas de casa, leituras e releituras. Sugiro que sempre tente fazer mini projetos para o que você está aprendendo, assim você coloca em prática. Aproveite também o espaço de estudos para networking.

Este é um ótimo ambiente para estabelecer relações. Faça benchmarketing e troque cartões. No mais, siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;