Esportes Titulo Série B
Azulão joga última
cartada pelo acesso

Além de vencer, São Caetano precisa torcer por tropeço de
Vitória e Atlético-PR; o time é o 5º colocado, com 68 pontos

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
24/11/2012 | 07:06
Compartilhar notícia


O São Caetano joga em Campinas, a partir das 16h20, diante do Guarani, a última cartada pelo acesso na Série B do Brasileiro. Além de vencer, a equipe, quinta colocada com 68 pontos, torce por tropeço de Vitória (quarto) e Atlético-PR (terceiro), que somam 70 cada e recebem, respectivamente, Ceará e Paraná. A tarefa não é das mais simples, já que o Bugre (16º, com 41) briga contra o rebaixamento e detém tabu de três anos sem derrota para o Azulão. No período foram seis jogos e seis vitórias.

Além do retorno à elite, o time do Grande ABC espera redimir o futebol paulista na competição. Afinal, além do Guarani, Bragantino e Guaratinguetá correm risco de descenso e o Grêmio Barueri já está na Série C.

"O ano não foi muito bom para estes clubes. Mas temos de fazer nossa parte e buscar o acesso, ainda que infelizmente isso custe o rebaixamento do Guarani", disse o técnico Ailton Silva.

Apesar das chances remotas (13,3%) de o time chegar à elite, o treinador é otimista e usa exemplo do Barcelona para manter a motivação do grupo. "O Barcelona teve 89% de posse de bola contra 11% do Celtic, mas o Celtic foi mais eficiente e venceu (2 a 1, pela Liga dos Campeões). Vai que eles (Atlético-PR e Vitória) percam e a gente não faça a nossa parte. Onde vamos enfiar nossa cara?"

Para Ailton, o fato de o Guarani precisar da vitória pode deixar a partida mais aberta. "Pode facilitar o desenvolvimento do jogo. Quem souber se cuidar melhor na parte defensiva pode ter mais chances de se dar bem. Nós temos de buscar a posse de bola e sair de forma organizada, sem pressa", calculou. A equipe não terá o meia Pedro Carmona, que torceu o tornozelo direito.

O Guarani, que aposta no bom retrospecto diante do Azulão para escapar da degola, terá seis desfalques. A principal é na zaga. O volante Ademir Sopa vai atuar improvisado ao lado de Rodrigo Arroz. Ele entra na vaga de Montoya, expulso contra o CRB. Fernando, lesionado, e Neto, negociado com o Santos, são as outras baixas. Lusmar deve ser o titular no lugar de Sopa. Outra novidade será a presença do goleiro Emerson, que retorna de suspensão. Apesar da boa atuação na última partida, o reserva Juliano volta a ser opção no banco.

As demais alterações serão no setor ofensivo. O meia Fabrício terá missão de substituir Fumagalli, lesionado. O time deve atuar com dois atacantes - Clebinho e Schwenck entram nos lugares do meia Rafael Costa e do atacante Ronaldo.

Luiz acredita que rivalidade paranaense pode ajudar S.Caetano

A rivalidade entre Atlético-PR e Paraná é a aposta de Luiz para que o São Caetano garanta o retorno à Série A do Brasileiro após seis anos. Ele acredita que dos dois concorrentes - o Vitória é o outro -, o Furacão é o que mais tem chances de se complicar.

Para o camisa um, embora o Paraná passe por dificuldades financeiras e apenas cumpra tabela, não venderá facilidades ao rival. "Estou acreditando mais (no Paraná). Não vão querer que o Atlético-PR vença e faça festa em cima deles."

O goleiro admite que não fossem os tropeços em casa, o Azulão já poderia ter garantido o acesso. Negou, porém, que a troca de técnicos - Sérgio Guedes por Leão - tenha abalado o grupo. Rechaçou ainda comentários de que o clube desistiu do acesso. "Se não quiséssemos, não estaríamos brigando. Nós, jogadores, queremos, mas isso tem de ser perguntado aos dirigentes", comentou.

Luiz criticou a atuação dos árbitros nos últimos jogos da equipe. "Acho que pensam ‘na dúvida vamos dar para o adversário'. No pênalti em cima do Vandinho, se fosse a favor do Goiás teriam dado. É lamentável, porque prejudicam o ano inteiro de trabalho da gente", desabafou.

Goiás prepara festa do título e três brigam contra degola

Goiás vai reforçar o esquema de segurança para a partida da equipe local contra o Joinville, pela última rodada da Série B. A Polícia Militar quer evitar excessos. É que com apenas um empate o time - tem 75 pontos - pode conquistar o título do torneio. Cerca de 535 homens trabalharão na segurança do jogo. O esquema não é só com a partida, mas também com o traslado da delegação esmeraldina e dos torcedores para o Serra Dourada. Os 38 mil ingressos foram esgotados em dois dias de venda.

O time goiano pode ser campeão até com derrota, desde que o Criciúma não vença o Avaí. O primeiro também já garantiu o acesso e o segundo, sétimo na tabela com 58 pontos, apenas cumpre tabela.

Já na parte de baixo da tabela, três equipes ainda lutam para escapar do rebaixamento, duas delas são paulistas. Uma é o Bragantino. A equipe é a 15º colocada, com 41 pontos e precisa vencer o Boa Esporte, 14º com 44 pontos. O outro é o Guaratinguetá, que ocupa o 17º lugar com 40 pontos e tem de bater o já rebaixado Grêmio Barueri, lanterna com 30.

Dos três, o CRB é o que tem mais dificuldades, porque é o 18º com apenas 39 pontos e joga clássico local com o rival ASA, 12º com 44 pontos. Além de vencer, o CRB ainda torce contra Guaratinguetá, Bragantino e Guarani. ABC x América-RN cumprem tabela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;