Economia Titulo Contra crise
UE fecha acordo para cortar dívida grega com bancos
Por
27/10/2011 | 02:48
Compartilhar notícia


Os líderes europeus chegaram a um acordo para reduzir a dívida da Grécia depois de trabalharem duro, já na manhã desta quinta-feira na Europa, para encontrar um acerto sobre o que eles haviam chamado de um pacote demolidor, destinado a conter a crise da dívida do continente.

De acordo com o "Wall Street Journal", o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse depois da maratona de negociações que os líderes chegaram a um acordo com os bancos privados sobre uma redução "voluntária" de 50% na dívida grega em poder dos investidores privados.

Ele afirmou também que os líderes haviam acertado expandir o poder de fogo da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) em quatro a cinco vezes, sugerindo que esse fundo poderia fornecer garantias para até ? 800 bilhões a ? 1,3 trilhão de bônus emitidos por países como Espanha e Itália.

Os líderes concordaram com um plano que reforçará os colchões de capital dos mais enfraquecidos entre os 70 maiores bancos do continentes, em ? 106 bilhões (US$ 147 bilhões) - embora eles não tenham dito de onde virá o dinheiro. As informações são da Dow Jones. (Hélio Barboza)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;