Setecidades Titulo Sindicato
Empresários buscam
diálogo com Consórcio

Audiência com prefeitos sobre restrição a caminhões irá
discutir medidas de adequação à norma e impactos no setor

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
22/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


 

Em reunião realizada na noite de ontem na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC, em São Caetano, empresários associados e integrantes do Setrans definiram a marcação de audiência com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que será realizada até a semana que vem. Também participaram do encontro os deputados estaduais Orlando Morando (PSDB), Vanessa Damo (PMDB) e Donisete Braga (PT).

O objetivo é tentar diminuir os impactos no setor quanto à proibição de tráfego de caminhões nas principais vias da região. A medida foi determinada pelo Consórcio no começo do mês visando melhorar a fluidez no trânsito. No momento, a categoria descarta a possibilidade de entrar na Justiça contra o órgão. "Vamos tentar pelas vias normais, pois acreditamos que há boa vontade em dialogar", disse o presidente do Setrans, Salim Kalil Neto.

De acordo com o sindicato, a restrição trará prejuízos e poderá acarretar até demissões à categoria, que reivindica solução menos danosa às transportadoras. "Estamos fazendo estudo técnico para levar à reunião e mostrar a real situação do problema. A medida foi precipitada e sem discussão técnica. Queremos é que eles (os prefeitos) tenham condição de atender às necessidades deles sem atrapalhar as nossas."

A solução apresentada pelo Consórcio, de substituição dos caminhões por VUCs (Veículos Urbanos de Carga), foi considerada inviável pelos empresários por conta da capacidade inferior de transporte. "Tiraríamos um caminhão que carrega 30 toneladas e teríamos de colocar mais dez VUCs. Ou seja, mais trânsito", resume.

Ao todo, serão 40 quilômetros de vias atingidas pela restrição, divididas em três eixos. O primeiro representa a ligação entre Ribeirão Pires e São Caetano e engloba as avenidas Humberto de Campos, Capitão João, Perimetral, Dom Pedro II e Goiás, entre outras. O segundo eixo, que liga Santo André a Diadema, contempla as avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquível, Piraporinha, Lucas Nogueira Garcez e Pereira Barreto.

O último corredor liga São Bernardo a São Caetano e é composto pelas avenidas Lauro Gomes, Dr. Rudge Ramos, Taboão, Guido Aliberti e Estrada das Lágrimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;