Política Titulo São Bernardo
Evandro usa entidade para difundir imagem

Ex-secretário de Marinho e pré-candidato a deputado aproveita campanha de Federação de Lojistas

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
27/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


Ex-secretário de Relações Internacionais no primeiro mandato de Luiz Marinho (PT) em São Bernardo, Evandro de Lima é pré-candidato a deputado estadual pelo PTdoB e tem aproveitado campanha da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo para difundir sua imagem em 50 cidades pelo Interior.

O projeto denominado Caravana do Movimento Lojista tem como objetivo alterar regime tributário a empresas que optaram pelo Simples Nacional e recolhe assinaturas para criação de projeto de lei de iniciativa popular para efetivar as mudanças na cobrança de impostos.

Materiais de propaganda e até o ônibus da federação contam com estampa com fotos ampliadas de Mauricio Stainoff, presidente da entidade, e de Evandro de Lima, vice-presidente licenciado do grupo.

Evandro se afastou da vaga em abril para poder concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Também deixou o posto de secretário adjunto de Cultura no governo Marinho.

Advogado especialista em Direito Eleitoral, Anderson Pomini não enxergou crime de propaganda antecipada no caso, porém ressalvou que, se Evandro fizer insinuação de que será candidato, poderá ser punido. “Qualquer cidadão pode comprar um ônibus e andar por cidades defendendo uma causa. Mas não pode vincular a uma eventual candidatura.”

Adversários de Evandro, entretanto, se articulam nos bastidores para acionar o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), argumentando que o ex-secretário de Marinho cometeu o mesmo crime eleitoral de Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo do Estado. Padilha foi condenado por campanha antecipada por organizar caravanas partidárias pelo Interior (a multa foi de R$ 25 mil ao petista e mais R$ 25 mil ao diretório estadual).

Evandro negou qualquer irregularidade ou conotação política em sua caravana, comparando seu projeto à prestação de contas de deputados estaduais de São Bernardo. “Muitos espalharam outdoors pela cidade. Isso é campanha antecipada?”, indagou.

“Toda campanha de entidades precisa ter uma imagem. A da Federação dos Lojistas tem a minha. E, além disso, nada garante que eu serei candidato”, despistou o trabalhista. A convenção do PTdoB está marcada para domingo, na Casa de Portugal, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;