Setecidades Titulo Ensino Superior
UFABC oferece doutorado em Matemática a partir de setembro

Ampliação acompanha tendência de crescimento da pós no País

Natália Fernandjes
Diário do Grande ABC
26/05/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A UFABC (Universidade Federal do ABC) obteve autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) para abrir seu décimo curso de doutorado. A expectativa é que a partir de setembro sejam oferecidas cinco vagas para interessados em cursar doutorado em Matemática.

Conforme explica o integrante da coordenação do mestrado em Matemática professor Maurício Lima, a ampliação dos cursos de doutorado acompanha tendência de crescimento em pós-graduação no País. “Sabemos que Matemática é uma área que vem demandando mão de obra, assim como as demais licenciaturas. Somos carentes de doutores na área e não conseguimos suprir a demanda do mercado”, diz. O processo para a implantação do programa teve início em maio de 2013, segundo Maurício Lima.

Os interessados em fazer o doutorado devem aguardar a publicação de edital na página do Programa de Pós-Graduação em Matemática da universidade (posmat.ufabc.edu.br). Por lá será possível acompanhar detalhes sobre as disciplinas oferecidas, corpo docente (permanente e colaborador) e a descrição das linhas de pesquisa a serem seguidas pelos candidatos. O programa tem duração média de três a quatro anos para conclusão.

Além dos dois bacharelados (Ciências e Tecnologia e Ciências e Humanidades), a instituição de ensino conta com o programa de mestrado em Matemática desde 2008 e, atualmente, há cerca de 20 alunos participantes. Neste caso, a conclusão demora, em média, dois anos. Além deste, a UFABC oferece mestrado em outras 18 áreas: biossistemas, Biotecnociência, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia/Química, Ciência e Tecnologia Ambiental, Ciências Humanas e Sociais, Energia, Engenharia Biomédica, Engenharia da Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Evolução e Diversidade, Física, Nanociências e Materiais Avançados, Neurociência e Cognição, Planejamento e Gestão do Território e Políticas Públicas.

Já para o doutorado, são ofertadas nove opções de cursos, como Biossistemas, Ciência e Tecnologia/Química, Ciências Humanas e Sociais, Energia, Evolução e Diversidade, Evolução e Diversidade, Nanociências e Materiais Avançados, Neurociência e Cognição e Planejamento e Gestão do Território.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;