Diarinho Titulo Esporte
Novidades na quadra da escola

Alunos descobrem beisebol, hóquei e futebol americano durante as aulas de Educação Física

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
13/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


No País do futebol, quem já ouviu falar em beisebol, futebol americano e hóquei? Bastante tradicionais na América do Norte, esses esportes já fazem parte da vida de muita gente aqui no Brasil.

Marina Alves Ramos, 11 anos, passou a conhecer as modalidades em 2010, na escola. “Não sabia o que elas eram nem como as regras funcionavam. Hoje, descobri que adoro beisebol”, conta a aluna do Colégio Central Casa Branca, de Santo André.

A menina, assim como a colega Amanda Ribeiro Vieira, 10, acredita que é legal entrar em contato com novidades. “Esses três esportes estrangeiros exigem da gente coordenação, agilidade e estratégia. É muito divertido”, diz Amanda.

Beisebol, futebol americano e hóquei estão nas aulas de Educação Física do colégio. Mas ninguém os joga como os profissionais, seguindo exatamente todas as regras.

“Aprendemos os principais fundamentos brincando. Acaba sendo divertido e todos os alunos participam. Damos muitas risadas”, afirma Gabriel Paulino de Oliveira, 10.

Segundo o menino, depois que começou a aprender essas modalidades esportivas, passou a acompanhar os jogos pela televisão. “O futebol americano é bem diferente do nosso futebol. Além de habilidade, são mais estratégicos. É preciso pensar rápido para fazer as jogadas”, diz Gabriel.

Gerson Zampieri Junior, 10, no entanto, não troca o esporte que é a paixão dos brasileiros por nada. “Até gosto do beisebol e do futebol americano, mas curto mesmo o nosso futebol e nosso jeito de jogar. Acho mais emocionante.”

Mas, na opinião do garoto, há algo bastante interessante nas aulas diferentes. “O legal de aprender coisas novas é ver que as meninas surpreendem mais do que os meninos.”


Turma curte praticar vários esportes

Gostar de se exercitar é algo que, muitas vezes, surge por meio do incentivo dos pais, irmãos, dos próprios amigos ou da escola. “Meu pai é árbitro de futebol. Então, sempre acompanhei os jogos pela televisão, discuto com ele as regras, além de treinar toda semana. Isso incentiva a gente a gostar mais de esportes, seja qual for”, afirma Savio Cardoso Schiavo Pedalini, 12 anos, do Colégio Central Casa Branca, de Santo André.

A paixão pelo basquete ajudou Gabriela Martins Ramos da Fonte, 11, durante as lições sobre beisebol, hóquei e futebol americano. “Treino basquete duas vezes na semana. Adoro me movimentar, e o esporte faz eu ficar melhor em relação ao meu corpo. Quando conheci os novos jogos, tudo ficou mais fácil por causa da minha habilidade em outra modalidade.”

Participar do time de hóquei fez Fernanda Ruiz Paiva, 12, se dedicar ainda mais às modalidades que já curtia. “Passei a acompanhar o esporte pela TV e isso me incentivou a focar na natação e no vôlei.”

Algo semelhante aconteceu com Gabriel Arguejo, 11. Na opinião do menino, se exercitar faz bem para o corpo e cérebro. “Fico mais rápido para pensar. É bom aprendermos coisas novas.”


Saiba mais

Hóquei
História: o esporte tem muitas variações. Pode ser jogado no gelo, na quadra ou no campo, com ou sem patins. A primeira modalidade que surgiu na Inglaterra, no fim do século 19, foi a de campo. A Índia e o Paquistão foram, até os anos 1970, grandes potências do hóquei. Já a modalidade sobre o gelo foi criada no Canadá (onde o esporte é muito popular), por volta de 1870.
Principais regras: o hóquei jogado no campo é praticado por duas equipes com 11 jogadores cada. No gelo, os times são formados por seis atletas. O objetivo é marcar gols no lado adversário, com a ajuda de uma espécie de taco.
Curiosidades: cada gol marcado vale um ponto. Mas ele não é considerado quando é feito com as mãos, os pés ou a parte de cima do bastão.

Futebol americano
História: o esporte é variação de outro: o rúgbi. O futebol americano surgiu durante partida entre a Universidade de Harvard e a de Yale, em 1867, quando jogadores passaram a correr com a bola nos braços.
Principais regras: a partida tem duração de 60 minutos e é dividida em quatro tempos (quartos) de 15 minutos. São dois times com 11 atletas cada um. Apenas um jogador atua no ataque; todos os outros ficam na defesa. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário (endzone) com a posse da bola (touchdown). Assim, ganha-se seis pontos e o direito ao pontapé livre para o gol.
Curiosidades: o Super Bowl é nome da final do principal campeonato de futebol americano. O jogo é assistido por milhões de telespectadores no país e no mundo.

Beisebol
História: o esporte é muito popular nos Estados Unidos, mas foi criado na Inglaterra no século 18. Em 1845 se firmou no país norte-americano, quando as regras atuais foram estabelecidas.
Principais regras: cada uma das duas equipes possui nove jogadores, que ocupam posições de ataque e defesa. O objetivo é pontuar batendo com um bastão em uma bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo. O lançador é chamado de pitcher, e é quem deve arremessar a bola, passando pelo rebatedor (conhecido como hitter ou batter). Atrás deste fica o apanhador – da mesma equipe do arremessador – chamado de catcher. Caso o rebatedor consiga atingir a bola com o taco e percorrer todas as bases, o ponto é computado.
Curiosidades: o beisebol se tornou esporte olímpico em 1992 na Olimpíada de Barcelona. Mas, por decisão do Comitê Olímpico Internacional, foi retirado dos Jogos de Londres, em 2012.


Consultoria de Hugo Bustilho, professor de Educação Física do Colégio Central Casa Branca, em Santo André.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;