Esportes Titulo Apaba
Sto.André reativa time
de basquete masculino

Ausente das quadras há quatro anos, Apaba volta
para ser referência aos garotos da categoria de base

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
16/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Empenho, dedicação e muita, mas muita força de vontade. Esses são os ingredientes da receita que promete fazer o basquete masculino de Santo André ressurgir e figurar entre os grandes de São Paulo. O primeiro passo já foi dado e a temporada 2014 significa o retorno do time adulto às competições estaduais depois de quatro anos de ausência.

Ao contrário da maioria dos times brasileiros, que são mantidos por fortes patrocinadores, Santo André aposta em modelo criado há 22 anos e que sustenta de pé o sonho do basquete masculino na cidade. O time é administrado pela Apaba (Associação de pais e amigos do basquete de Santo André) e mantido financeiramente pela Prefeitura.

Todos os profissionais envolvidos na parte administrativa têm alguma ligação com os jogadores e por isso fazem o trabalho sem remuneração. “Nossa única receita é a que vem da Prefeitura. Trabalhamos porque queremos ver o basquete de Santo André em boas condições e para que nossos filhos tenham um time na cidade para jogar a modalidade que escolheram”, comentou o presidente Anselmo Ferreira.

Apesar das grandes dificuldades encontradas pelo caminho, a maior delas financeira, a Apaba jamais deixou de contar com todas as equipes das categorias de base, com jogadores que vão dos 12 anos até a categoria adulta, contabilizando oito times e cerca de 100 jogadores no total.

“Somos um dos únicos clubes do Estado que tem todos os times de base disputando os campeonatos da Federação Paulista. Faltava o adulto para virar referência, o tal espelho para os mais jovens terem um caminho para seguir e não terem que se deslocar a outros times em busca de vaga. Agora conseguimos e estamos empolgados”, explicou Anselmo.

Facilitou bastante nesta temporada o fato de a secretária de Esportes e Lazer da cidade ser a ex-jogadora de basquete Marta Sobral. “Temos um ótimo relacionamento com a Prefeitura, que entendeu a nossa necessidade e nos permitiu criar esse time adulto para esse ano”, comemorou Anselmo.

Como ficou quatro temporadas fora da disputa na categoria adulta, Santo André terá de recomeçar praticamente do zero. O time será formado por seis jogadores que eram da equipe juvenil em 2012 e outros seis, um pouco mais experientes, que serão contratados para reforçar a equipe. O desafio inicial será a primeira fase do Campeonato Paulista, que começa em março.

Frutos colhidos pela equipe em 22 anos de trabalho espelham jovens
Em 22 anos de trabalho ininterrupto, o basquete masculino de Santo André já revelou grandes talentos, mas muitos outros se perderam na metade do caminho por falta de oportunidade. Entre os craques que surgiram na cidade está Abner, que atualmente defende o Uberlândia no NBB (Novo Basquete Brasil). “Esses jogadores que passaram por aqui e estão espalhados animam os nossos meninos da base. Por isso, é tão importante termos um time adulto, para dar um norte aos garotos”, comentou o técnico do time juvenil, Jânio Dantas.

Entre os jogadores contemplados pelo projeto, alguns estão há muito tempo buscando espaço na modalidade. “Estou há cinco anos jogando por Santo André e quero permanecer aqui até o adulto”, comentou Gustavo Santos, 14 anos, que tem como ídolo o armador Marcelinho Huertas. “Quero chegar lá um dia também”, completou João Benroz, 13. Em janeiro, a Apaba fez peneiras para montar os times para 2014. “Há tempo não víamos tantos garotos em busca de vaga. Isso mostra a força que tem o basquete em Santo André e nos dá ânimo para continuar”, ressaltou o presidente Anselmo Ferreira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;