Setecidades Titulo Por economia
DAE inicia negociações para dar desconto a quem economizar água

Objetivo é estimular redução de consumo; cidade é 100% abastecida pelo Sistema Cantareira

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O diretor-geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, Welington Kalil, se reuniu na tarde de ontem com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) para definir detalhes da aplicação de desconto na conta de moradores da cidade que economizarem água. O objetivo é reduzir o consumo no município, que é 100% abastecido pelo Sistema Cantareira. O reservatório está com apenas 19,6% da capacidade, menor nível da história.

Técnicos do departamento estão analisando o perfil de consumo da cidade para definir que tipo de bonificação poderá surtir melhor efeito. Advogados da autarquia também estudam se a medida precisa ser criada por meio de projeto de lei ou se um decreto assinado pelo chefe do Executivo é o suficiente para que a implantação seja estabelecida.

Já em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou que, até amanhã, deve enviar ao prefeito Carlos Grana (PT) a minuta do projeto que autoriza o desconto. A cidade seguirá o modelo adotado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo): quem reduzir o consumo em mais de 20% terá o valor da fatura diminuído em 20%. Apesar da medida, a cidade é abastecida pelos sistemas Rio Grande e Rio Claro, que têm níveis satisfatórios de armazenamento.

Cantareira

O Sistema Cantareira abastece 47% da Grande São Paulo, servindo aos municípios de Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Osasco, São Caetano e São Paulo. A pluviometria acumulada do mês é de apenas dois milímetros, enquanto o nível histórico par fevereiro é de 202,6 milímetros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;