Diarinho Titulo Pequena empreendedora
Criatividade para realizar um sonho

Com a ajuda da mãe, menina coloca ideia em prática para juntar dinheiro e poder viajar a Paris

Por Bruna Gonçalves
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
09/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Aos 7 anos, Maira Vilella disse aos pais que gostaria de ir a Paris quando completasse 9. A menina, agora com 8 anos, se encantou pela capital da França após ver a Torre Eiffel (cartão-postal da cidade) na TV e descobrir que o lugar é famoso pela moda e gastronomia, assuntos pelos quais se interessa bastante. Além disso, era muito ligada à bisavó, que amava a Cidade Luz (como Paris também é conhecida) e falava francês.

Então, a mãe Mariana Faria Corrêa afirmou brincando que, para atingir o objetivo, Maira teria de juntar moedinhas. Foi o que a garota, de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, fez. Mas ao perceber que só economizá-las não seria suficiente para realizar o sonho, teve uma ideia: vender para as colegas bandanas iguais as que a mãe fazia para ela.

E o que começou como brincadeira, que envolveria apenas familiares e amigos, cresceu. Rapidamente, outras pessoas se interessaram pelos adereços de cabelo. Assim, nasceu a lojinha virtual Manduá (www.mandua.com.br). O nome homenageia o animal preferido da menina, o tamanduá, que ela adora desenhar.

Atualmente, Maira ajuda a escolher tecidos, cores e cria combinações entre eles. Mas não fabrica as bandanas e faixinhas. A produção, divulgação, administração da lojinha, entre outras tarefas, são responsabilidades de adultos. Essa é uma das principais preocupações de sua mãe. Ela deseja que a filha continue sendo criança como todas as outras. Também quer que a experiência com a Manduá ensine Maira a acreditar que, com boas ideias e força de vontade, é possível realizar sonhos.

A garota ama desenhar desde os 2 anos. Além de ir para a escola, faz balé, música e inglês. Há pouco tempo, ganhou curso de costura para crianças. Adorou! Por isso, quando tem vontade, brinca de costurar.

E a visita a Paris? Deve acontecer em 2015. Bon voyage, Maira!

Todos podem ser empreendedores

A história de Maira mostra que é possível buscar soluções para superar desafios. O primeiro passo para quem deseja seguir o exemplo da menina é descobrir algo que curte fazer. Depois, precisa conversar com um adulto para planejar e organizar a ideia. Assim, poderão executá-la juntos.

A iniciativa de Maira é chamada de empreendedora. Ocorre sempre que alguém usa a criatividade para inventar ou colocar algo em prática que ajudará a realizar objetivos, sonhos.

Na infância, quem cria modo de ganhar dinheirinho pode aprender a usá-lo da melhor forma na fase adulta. Mas é preciso tomar cuidado! A atividade não pode virar obrigação nem ser confundida com trabalho infantil, que é proibido.

O empreendedorismo também ensina que, para conquistar o que deseja, tem de trabalhar, planejar e economizar.


Consultoria de Reinaldo Domingos, educador, escritor e mentor da primeira coleção didática e paradidática de Educação Financeira nas Escolas da DSOP Educação Financeira.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;