Cultura & Lazer Titulo Samba
A vez de Nelson Cavaquinho

Projeto do Sesc relembra semanalmente grandes nomes da música brasileira

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
22/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Cartola, Aracy de Almeida e Paulinho da Viola já foram homenageados. O sambista da vez é Nelson Cavaquinho, que empresta seus clássicos para serem interpretados amanhã por Chico Geraes, no Projeto Zicartola das Quintas Musicais, no Sesc Santo André.

O cantor e violinista mineiro da Banda Geraes, especializada em ritmos brasileiros, se dedica à pesquisa da memória do samba. No palco, estarão também sua irmã Tereza Galvão (vocal), Nelson Martins (baixo), André Calixto (flautista de Santo André), além de percussão.

Dono de voz rouca e jeito único de tocar o violão, ‘beliscando’ as cordas com o dedo indicador e o polegar, Nelson Cavaquinho trazia melodias tristes, às vezes pessimistas, e que falavam sobre a morte.

A fama se deu justamente quando começou a frequentar o bar Zicartola, comandando por Dona Zica e Cartola, que funcionava com reduto para sambistas do morro carioca e compositores da classe média.

Músicas como Folhas Secas, Coração de Poeta, Rugas, Palhaço e Luz Negra estarão no repertório de Chico Geraes.

O Projeto Zicartola ainda tem nomes tradicionais da música a serem homenageados, como Nara Leão, Jackson do Pandeiro, Noel Rosa, Elizeth Cardoso e Carlos Lyra.

Chico Geraes canta Nelson Cavaquinho – Show. Amanhã, às 20h. No Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 102, Vila Guiomar. Tel.: 4469 1200. Gratuito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;