Márcio Bernardes Titulo
Trinca de ases

A decisão do Brasileiro restringiu-se a São Paulo e Grêmio, que ainda sentem a remota ameaça do Flamengo

Especial para o Diário
18/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A decisão do Brasileiro restringiu-se a São Paulo e Grêmio, que ainda sentem a remota ameaça do Flamengo. O Cruzeiro ficou distante do líder São Paulo e deve estar se contentando com a Libertadores.

Decepção mesmo foi o Palmeiras, candidatíssimo ao título e que oscilou muito. E quando deveria mostrar futebol de campeão tropeçou justamente contra adversários que lutam pelos mesmos objetivos.

As derrotas para Grêmio e Flamengo expõem o Alviverde a uma série de questionamentos, a começar pelo seu treinador. Luxemburgo teve tudo o que quis e um pouco mais para montar o time. E com o adeus ao título resta a chance de conquistar a vaga na Libertadores.

Os conhecimentos e categoria profissional de Luxemburgo não devem ser colocados em questão. O problema é sua personalidade. Quer queira, quer não, isso tem influenciado no seu trabalho. Usar terno nos jogos, mesmo com 40º, para lembrar colegas europeus que trabalham em temperaturas mais agradáveis e se comportam como alguém que está calçando chinelo.

Um homem elegante, com ternos bem cortados, como os de Luxemburgo, não grita palavrões a todo o momento, principalmente em público, flagrados constantemente pelas câmeras das televisões.

Uma coisa precisa ficar bem clara: a torcida do Palmeiras, por mais decepcionada que esteja, não pode querer fazer justiça com as próprias mãos. O que se viu no aeroporto de Congonhas na sexta-feira é lamentável.

CRISE ECONÔMICA
Todas as análises especializadas sobre a crise que afeta o mundo dependem de confirmação com o tempo. Clubes ingleses devem US$ 6 bilhões. Isso seria fichinha se seus proprietários também não tivessem sido atingidos pelo furacão das Bolsas que começou nos Estados Unidos.

Grandes equipes de vários países estão refazendo as contas e a situação só não é mais grave porque estamos no meio da temporada. Os contratos com patrocinadores e carnês de jogos para os torcedores estão negociados. A dúvida é saber se a receita será confirmada.

Já se fala na renegociação de salários. Jogadores seriam chamados e a situação seria exposta de forma dramática. A proposta é a redução da folha de pagamentos.


Márcio Bernardes é âncora da rede Transamérica de Rádio e professor universitário.www.marciobernardes.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;