Cultura & Lazer Titulo
Pedaço da Rússia na região
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
02/07/2005 | 08:11
Compartilhar notícia


A cultura e a dança russas ganham neste sábado o palco do Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, com a apresentação única e inédita na região do Espetáculo de Dança Russa, do Corpo de Baile Volkswagen Clube. Dirigidos por Gisella Paola Castelli, 20 bailarinos apresentam coreografias alusivas a quatro diferentes regiões da antiga União Soviética.

O espetáculo é resultado de seis anos de pesquisa da coreógrafa Gisella, que mergulhou nesse universo a partir das aulas com seu ex-professor, Ruslan Gawriljuk. "Eu me apaixonei pela cultura deles", afirma Gisella.

O que o público verá no palco é, portanto, uma espécie de mosaico da cultura desses povos. O primeiro país a ganhar homenagem é a Moldávia, com a Moldavian Dance, um balé que foca na paixão despertada em uma das moças. Vestidas com saias azuis, camisas, coletes e enfeites de flores na cabeça, "elas dançam num frenesi", como explica Gisela.

A Ucrânia é representada por uma coreografia alegre, que ressalta a musicalidade do povo dessa região. Fogueiras cênicas compõem o ambiente festivo das festas ucranianas. Da Sibéria surge o balé com figurino mais sofisticado da noite. Gisella tomou como inspiração o flax, uma fibra dourada que cresce às margens de um rio local, para criar uma dança de lenços feitos com fios dourados.

Ícone da cultura russa, a matrioska é tema da dança que encerra o espetáculo. Muito vendida como souvenir, a matrioska é uma boneca oca, que comporta outras várias bonecas semelhantes, uma dentro da outra. "Ela é o símbolo do lar, da fertilidade e da família", diz Gisella. O cenário tem a imagem de uma matrioska com dois metros de altura e os bailarinos usam roupas iguais às da grande mãe.

A apresentação toda, que dura cerca de uma hora, promete ser bastante dinâmica. Intercaladas às danças típicas de cada região. haverá solos e números de curta duração, carregados de bom humor. As integrantes mais jovens, com idades entre 8 e 10 anos, por exemplo, simulam tocar a balalaika em uma das apresentações. Há, ainda, quatro solos entremeados na programação - um deles, Tsiganii, é inspirado em danças ciganas.

O bom humor aparece no quadro das fofoqueiras. Chaplin é relembrado em uma pantomima no qual bailarinos contam a história de um rapaz, uma menina e um balão. O Corpo de Baile Volkswagen Clube ainda presta uma homenagem aos homens que lutaram na Revolução de 1917, com o balé Combatentes Pela Causa.

Segundo Gisella, a dança desses povos requer muita habilidade dos bailarinos. Sobretudo em movimentos como aquele que muita gente embalada por vodca tenta fazer nas festinhas: o de se agachar e levantar rapidamente, com os braços cruzados, colocados para frente. Para fazer isso no palco, sem cair, só mesmo com muito treino.

Espetáculo de Dança Russa - Com o Corpo de Baile Volkswagen Clube. Dir.: Gisella Paola Castelli. Neste sábado, às 20h. No Teatro Cacilda Becker - Praça Samuel Sabatini, s/nº, São Bernardo. Ingr.: R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;