Setecidades Titulo
Seguro mensalidade de escola é opção desemprego
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
20/11/2007 | 07:21
Compartilhar notícia


Com o fim do ano letivo, tem início a temporada de matrículas nas escolas. Antes de assinar o contrato, os pais devem estar atentos a uma série de detalhes para não serem pegos de surpresa mais tarde, após o início das aulas.

Para conseguir desconto no custo-educação, uma alternativa é quitar à vista a anuidade – que isenta o pagamento da mensalidade. O valor do abatimento depende da negociação direta com a escola, que não é obrigada a dar o desconto.

Outra alternativa para se prevenir da inadimplência é a contratação de um seguro-educação. A modalidade é autorizada pela Susesp (Superintendência de Seguros Privados) e garante o pagamento de mensalidades em diversas situações.

O plano básico abrange cobertura em caso de morte ou invalidez do responsável pelo pagamento. Dependendo da modalidade contratada, o segurado também pode acionar o serviço em caso de desemprego.

Antes de contratar esse tipo de serviço, o Procon recomenda que seja feita a consulta da seguradora na Susesp, para saber se ela é habilitada a oferecer esse tipo de atendimento.

Para evitar surpresas, o consumidor também deve estar atento ao período de cobertura do seguro, que será estabelecido no contrato com a empresa prestadora do serviço.

MATRÍCULA

Os cuidados devem começar na escolha da escola. Antes de assinar o contrato, é necessário conhecer o ambiente em que os filhos irão estudar. A dica é fazer a visita no horário de aula, para ter acesso a real rotina do colégio.

Escolhida a escola, a atenção deve se voltar para o contrato. Segundo o Procon, o documento deve estar redigido em linguagem simples e trazer direitos e deveres da escola e do aluno. Não podem haver espaços em branco no contrato.

Para poder cobrar pelos seus direitos, os pais devem exigir uma cópia do contrato. “Nunca se deve aceitar acordos verbais no momento da matrícula. Tudo deve constar do contrato, mesmo que escrito a mão”, alertou a técnica da área de serviços do Procon Márcia Cristina Oliveira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;