Esportes Titulo
Borges comanda nataçao brasileira na Olimpíada
Da Redaçao
31/08/2000 | 00:57
Compartilhar notícia


Maior medalhista da história olímpica brasileira ao lado do iatista Torben Grael, Gustavo Borges chega a Sydney com a missao de ser o líder da equipe de nataçao do Brasil. A incumbência nao o agride. Tranqüilo para sua terceira Olimpíada, o nadador acredita principalmente no jovem grupo que chegou há dois dias com ele à Austrália. "Apesar de ser uma equipe muito jovem, esses garotos já participaram de várias competiçoes no exterior", afirmou. "Eu transmito experiência para eles, que me passam motivaçao para treinar cada dia mais", concluiu Borges, detentor de três medalhas olímpicas.

Borges treinou mais solto nas piscinas de Canberra ontem. A diferença de treze horas de fuso já nao aparecia tao estampada em seu rosto como no primeiro dia. Já se via a motivaçao daquele que quer fazer de Sydney a Olimpíada de sua vida. "Eu tenho ambiçao, é claro que quero mais uma medalha, pois venho treinando forte para isso", disse confiante.

O ânimo de Gustavo nao é à toa. O brasileiro participará dos Jogos que possuem uma das melhores safras de nadadores da história da modalidade, principalmente nas provas de velocidade (50m e 100m), as suas especialidades. "Esse pessoal é realmente excelente, principalmente os que fazem parte da equipe norte-americana", constatou.

Aos 27 anos, o nadador paulista pensa ainda em disputar mais uma Olimpíada após Sydney. "Primeiro quero fechar o ciclo de quatro anos. Acho que tenho condiçoes de disputar mais uma ediçao dos Jogos e mais um Pan. Tudo vai depender da motivaçao financeira nesse período", disse. "Se continuar ganhando dinheiro e gostando do que faço nado até 2012", brincou.

Enquanto 2004 nao chega, o porta-voz da nataçao brasileira concentra todos os seus músculos nas piscinas de Canberra e aposta as suas fichas em uma boa campanha do Brasil, em especial na equipe do revezamento 4x100m e 100m. "Acho o nível do nosso revezamento muito bom, temos grandes chances de medalha nele. E acredito que também dá para lutar pelo pódio nos 100m livre".

Se depender da motivaçao familiar, Gustavo e o Brasil serao os campeoes disparados. Luiz Gustavo, 15 meses, filho do nadador brasileiro com a espanhola e também nadadora Bárbara Franco, vai estar presente em todas as provas do nadador, uma força a mais para Borges, que pretende transformar o pequeno Gustavo em um novo campeao olímpico. "A barra vai ser forçada naturalmente. Só do garoto ver as medalhas e entrar na água, vai se apegar ao esporte", brincou o paizao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;