Turismo Titulo
'Dama de Ferro' completa 120 anos com nova maquiagem
Por Da AFP
16/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Cento e vinte anos depois do fim de sua construção em Paris, a Torre Eiffel vai receber alguns retoques, mas manterá sua aparência original. E sem que seja, em momento algum, fechada ao público durante os 18 meses de reforma.

Uma equipe de 25 pintores aplicará 60 toneladas de tinta ‘inteiramente ecológica', sem chumbo, sobre os 250 mil metros quadrados de superfície da torre parisiense, de 324 metros de altura com as suas antenas.

"Nosso desafio é repintar a Torre Eiffel sem deixar os visitantes do mundo inteiro sem ela", ressaltou Jean-Bernard Bros, presidente da Sociedade de Exploração da Torre Eiffel.

A Dama de Ferro - que recebe mais de 6 milhões de visitantes por ano - fica aberta 365 dias, independentemente de trabalhos de pintura, de elevadores em manutenção, ou de obras.Desde 1899, a torre, construída em ferro forjado, passa por reforços na pintura a cada sete anos. Esta será a 19ª operação.

O monumento possui, desde 1968, uma cor "castanho Torre Eiffel", escolhida por sua harmonia com a paisagem. Os pintores terão de trabalhar como corajosos alpinistas, sem se arriscar. Seus pincéis e brochas são presos aos braços para evitar qualquer queda sobre os visitantes. O uso de pistolas de tinta é dispensado para que se preserve a maneira como a torre foi pintada originalmente.

A torre sofre com a oxidação, com a poluição e com as dejeções dos pássaros. "Um dia ou outro seria preciso remover a ferrugem, a tinta e as incrustações da superfície metálica", disse Bros, indicando que 200 toneladas de tinta foram deixadas por operações de pintura anteriores. Pouca coisa se comparado ao peso total da estrutura: 10 mil toneladas.

Para marcar os 120 anos de sua abertura ao público, dois meses após a Exposição Universal de 1889, haverá em maio uma grande exposição, antes da queima de fogos de artifício em julho e dos shows para turistas e 120 turmas de estudantes convidadas. Vários eventos para transmitir a importância da torre às futuras gerações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;