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Estação de Mauá reformada será ponto inicial de linha expressa
Renan Cacioli
Do Diário do Grande ABC
16/02/2006 | 07:46
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Uma nova e moderna estação ferroviária em Mauá. Essa é a garantia dada pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que virá ao município no dia 2 de março entregar o projeto executivo da obra prevista para consumir entre R$ 18 e R$ 25 milhões dos cofres estaduais. A idéia é reformar completamente a atual estação para que posteriormente seja implementada a linha do Expresso Sudeste que, segundo palavras do secretário, levará o usuário de Mauá até a avenida Paulista em 20 minutos.

A garantia foi dada ao prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), em reunião realizada nesta quarta pela manhã na sede da secretaria. “A estação ferroviária de Mauá será mudada para receber o expresso que vamos trabalhar na Linha D. Como o grosso dos passageiros está em Mauá, Santo André, São Caetano, Tamaduateí, Brás e Luz, nesses pontos vamos implementar o Expresso Sudeste, assim como já temos o Expresso Leste”, explicou o secretário.

O trem expresso sairá de Mauá com destino final à estação da Luz. O objetivo é interligá-lo à estação Tamanduateí do metrô, que está prevista para ser inaugurada em 2008. “O governador já nos autorizou a fazer o projeto executivo do metrô da estação Alto Ipiranga (que estará pronta em setembro) até Tamanduateí”, disse Fernandes. Com esta finalizada, mais o funcionamento do Expresso Sudeste, o morador de Mauá estará na avenida Paulista em vinte minutos, calcula o secretário.

O gerente de Projetos de Transporte da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Silvestre Eduardo Ribeiro, explicou que para o trem expresso ser implementado, serão construídas novas vias no corredor ferroviário. “O expresso ocupa a faixa, mas não a mesma via. De São Paulo a Santo André existem três vias. Vamos construir uma quarta. E de Santo André até Mauá vamos construir outras duas”, disse Ribeiro.

Prazos – Por enquanto, o principal entrave à reformulação da estação de Mauá está na liberação de verba pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Apesar de o prefeito Leonel Damo ter se animado com a possibilidade do início quase que imediato do projeto, o secretário estadual foi mais cauteloso. “O governador tem recursos escassos, então obviamente ele vai jogando com as necessidades e com aquilo que tem mais retorno à população. Essa estação está na ordem de R$ 18 a R$ 25 milhões. Se ficar mais perto de R$ 18, sai mais rápido”, prevê Fernandes.

Ele também disse que, em obras desse porte, a previsão de conclusão fica em torno de 24 meses. Mas quando for iniciada, a história será outra. “O governador é quem baterá o martelo”, disse o secretário, que lembrou da estrutura complexa necessária para se montar o novo terminal. “É quase uma miniatura de tudo. Lá dentro você tem plataformas, linhas de embarque, mezanino de passagem, bilheterias, salas técnicas, gerência da estação, toda parte de inteligência, informática, segurança. É uma cidade”, comparou.

Projeto – O grande desafio da obra será prejudicar o menos possível a acessibilidade dos usuários. Para isso, o secretário Jurandir Fernandes utiliza o exemplo da reforma pela qual passou recentemente a estação da Luz. “Você faz a estação, desloca os trens, desmancha o que está lá, constrói a nova. Mas já fizemos isso com a estação da Luz. No mês de dezembro operamos com apenas uma plataforma (são quatro, no total)”, comemorou o secretário.

O gerente da CPTM, Silvestre Ribeiro, destacou o projeto da futura estação ferroviária de Mauá. “Essa estação tem sua concepção funcional moderna. Escadas rolantes, elevadores, piso tátil, todos os recursos de acessibilidade. É uma estação que não tem referência historicamente na ferrovia”.




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