Internacional Titulo
Manchas de óleo do Prestige chegam a praias da França
Por Da AFP
02/01/2003 | 12:39
Compartilhar notícia


O óleo derramado há 1 mês pelo petroleiro "Prestige", que afundou no litoral da Espanha, começou a chegar nas últimas horas às praias do Sudoeste da França. As inconfundíveis e temidas manchas negras se multiplicam pelas praias de Landes e no departamento de Gironde, cuja capital é Bordeaux, onde já foram encontrados pássaros mortos cobertos de óleo, segundo testemunhas.

Manchas negras com diâmetro entre 3 e 5 centímetros devem atingir nos próximos dias as praias de Landes, Hourtin, Carcans e Maubuisson, La Teste e Mimizan. Equipes de limpeza estão trabalhando para avaliar o tamanho do prejuízo, segundo a administração local, e o acesso a alguns destes locais foi interditado. Enquanto isso, os trabalhos de limpeza e reparo do submarino Nautile no casco do Prestige estão parados no litoral da Galícia, devido a uma tempestade, e o navio continua derramando óleo no mar.

A embarcação que transporta o Nautile, o Atalante, encontra-se esta quinta-feira no porto de Vigo, depois de ter esperado por vários dias, em vão, a melhora do tempo, na esperança de poder finalmente descer o submarino até o Prestige. O petroleiro transportava 77 mil toneladas de combustível. Quando afundou no litoral galego, no dia 19 de novembro, perdeu 20 mil toneladas. Segundo as autoridades espanholas, nos últimos dias o combustível esfriou, e por isso o ritmo do vazamento diminuiu.

O petroleiro encontra-se atualmente a 3.500 metros de profundidade, com o casco partido em dois, informou à AFP um porta-voz da Presidência da Espanha. O Nautile não pode trabalhar se as ondas forem maiores que três metros. Até agora, o submarino conseguiu tapar 15 buracos por onde o óleo escapava.

As autoridades francesas perceberam as primeiras manchas negras na terça-feira, em uma praia de Landes. Ontem, o petróleo se espalhava por 17 km da região. A origem do óleo só foi confirmada no primeiro caso. Os outros estão sendo analisados.

A Liga de Proteção das Aves (LPO, em francês) local afirmou que foram recolhidos pássaros atingidos pelo óleo do Prestige em todo o litoral da região da Aquitânia. No total, 170 aves mortas e centenas doentes devido ao combustível, que se encontram atualmente em Biarritz e Ares, ambas cidades do Sudoeste, serão levadas para um centro de cuidados de Nantes, segundo a LPO. "Cidadãos e equipes de resgate nos enviam passáros que encontram no litoral. A quantidade é tão grande que vamos ter que criar uma unidade especial", disse Olivier Le Gall, presidente da LPO na Aquitânia.

Segundo a ministra francesa da Ecologia, Roselyne Bachelot, grandes manchas de petróleo do Prestige podem chegar até dia 5 ao estuário de Gironde. A ministra avaliou, em entrevista ao jornal "Le Parisien", que o acidente vai "envenenar o país durante vários meses (...) A contaminação do Prestige é como uma espada de Dámocles, permanecerá durante muito tempo sobre nossas cabeças", avisou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;