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Pesquisa traz retrato do setor

Associação faz raio X da relação entre indústria e comércio de material de construção

Por Cláudio Conz
18/11/2010 | 00:00
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Uma das grandes contribuições que a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) se propõe a oferecer ao setor da construção civil é um retrato do segmento, no que tange a relação entre a indústria e o comércio, que é renovado todos os anos.

Desde 1999, a Anamaco e o Ibope desenvolvem pesquisa para auxiliar os fabricantes da indústria de materiais de construção no acompanhamento do desempenho de marcas em diversas categorias de produto. O estudo também elege as empresas que mais se destacaram durante o ano, de acordo com os critérios do índice Anamaco. Estas empresas são homenageadas com o Prêmio Anamaco.

O resultado desse estudo é verdadeiro mapa do setor de varejo de material de construção, que serve como importante ferramenta estratégica para a indústria.

UM RETRATO DO SEGMENTO

De acordo com os dados do último estudo publicado, a Pesquisa Anamaco 2010, os lojistas de materiais de construção estão concentrados, em sua maioria, na região Sudeste, com índice de 52%. Em segundo lugar, estão as regiões Nordeste e Sul, que representam cerca de 1/4 dos comerciantes cada.

A maioria das empresas (76%) é constituída de uma única loja, exigindo grande rede de representantes para atender este grande mercado. Entretanto, os estabelecimentos pequenos e médios são muito diferentes dos grandes, justificando estratégias diferenciadas conforme o foco da indústria.

Na região Sudeste, mais de 60% das lojas estão estabelecidas há mais de dez anos no mercado. A maior parte delas consiste em um único estabelecimento. Portanto, para atendê-las faz-se necessário grande esforço de vendas via equipe própria ou via atacadistas.

O TAMANHO DAS LOJAS

Cerca de metade das lojas possui até 300 metros quadrados de área de vendas. As diferenças de metragem são perceptíveis entre os dois tipos de lojas consideradas no estudo. Cerca de metade dos grandes estabelecimentos possui mais de 1.000 metros quadrados de área de vendas enquanto nos pequenas/médias, predominam metragens de até 300 metros quadrados.

A maior parte dos estabelecimentos trabalha com até dez funcionários. Em 2009, observou-se o aumento do número médio de trabalhadores por loja, refletindo a recuperação da economia. O perfil das lojas pequenas e médias é bastante diferente do perfil das grandes em termos de número de funcionários. No entanto, ambas tiveram acréscimo em 2009.

Aumentou também o número de itens comercializados de um ano para o outro, entretanto, destacou-se o crescimento da faixa de até 1.000 itens. Em 2009, as lojas menores ampliaram seu espectro de atuação.

FONTES DE INFORMAÇÃO

Catálogos, assim como a ação de distribuidores e representantes, são importantes fontes de informação dos lojistas. Cerca de metade dos empresários também se informa por meio da internet. E as ações de distribuidores e representantes constituem-se a principal fonte de informação, daí a importância de equipes bem treinadas.

O atendimento ao PDV (Ponto De Venda), a orientação técnica e a força de venda constituem-se atributos que podem ser importantes diferenciais. Aliás, os contatos com o representante de vendas (seja distribuidor, atacadista ou o próprio fabricante), são importantes fontes de informação sobre o segmento para os lojistas.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Outra tendência do setor é o aumento do número de ações de sustentabilidade por parte das lojas. Existe uma oportunidade para os fabricantes quanto à contribuição social para a comunidade e para o meio ambiente, já que a maior parte dos lojistas não percebe nenhum agente de mercado atuando fortemente nessa área.

Estamos agora iniciando nossos trabalhos de campo para a pesquisa de 2011, que indicará os vencedores do tradicional Prêmio Anamaco do ano que vem. Este é o momento para obter novos conhecimentos, avaliar, criar conceitos inovadores e, assim, tornar-se mais competitivo. Para saber mais sobre como participar da pesquisa, basta entrar em contato com a nossa associação. A Anamaco está sempre empenhada em desenvolver um papel de geradora de conhecimento, para que as empresas e a economia possam crescer, gerando riqueza, emprego e renda para nosso povo.




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