Nacional Titulo
Maternidade paulista é considerada a melhor do Sudeste
Do Diário OnLine
Com Agências
15/02/2005 | 14:27
Compartilhar notícia


A Casa de Maria, instituição da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo especializada em partos naturais, venceu a 4ª edição do Prêmio Professor Galba de Araújo, do Ministério da Saúde. A entidade foi a melhor da região Sudeste em 2004 na implementação de experiências inovadoras para o acolhimento da mulher e da família no momento do parto.

Outras duas entidades da região Sudeste concorreram ao prêmio, que inclui R$ 30 mil e certificado de aprovação. Foram avaliados critérios técnicos como qualidade do atendimento, inovações visando humanização, organização institucional e satisfação das usuárias. A Casa de Maria superou as adversárias em todos os itens.

Fundada em 8 de março de 2002, a Casa de Maria foi totalmente planejada para atender as gestantes durante a chegada do bebê. Conta com quartos equipados com banheiras de hidromassagem e bolas e barras para exercícios de estimulação, além da presença constante de uma enfermeira obstetra, que acompanha a mãe até o nascimento do bebê.

A família tem total acesso à gestante durante todo o trabalho de parto e pode, inclusive, recepcionar o bebê no momento do nascimento.

Após o nascimento, a criança é colocada junto à mãe para incentivar a amamentação e recebe seu primeiro banho de imersão, que é realizado por um familiar. O bebê ainda é levado a uma sala de conforto e a mãe, para um quarto coletivo.

Em quase três anos de funcionamento a Casa de Maria realizou cerca de 3 mil partos. Para ter acesso à Casa de Maria, a gestante precisa ser encaminhada pelo hospital ou UBS (Unidade Básica de Saúde) em que faz o acompanhamento da gravidez.

A Casa de Maria fica no Hospital Geral do Itaim Paulista, na rua Marechal Tito, 6.035.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;