Internacional Titulo
Talibãs afirmam preparar grande ofensiva no Afeganistão
Por Da AFP
14/02/2007 | 08:35
Compartilhar notícia


Quase 200 camicases estão dispostos a dar suas vidas em uma grande ofensiva anunciada para a primavera (hemisfério norte) contra as forças estrangeiras no Afeganistão, afirmou um comandante talibã no sul do país.

O mulá Abdul Rahim, apresentado como comandante-em-chefe dos talibãs para a província de Helmand, afirmou que entre oito mil e dez mil combatientes passarão ao ataque na primavera. "Além destes combatentes, temos 200 homens dispostos a dar suas vidas por sua terra e religião. Vamos utilizar estas bombas humanas para provocar o máximo de vítimas entre nossos inimigos", disse.

No ano passado, quase 130 atentados suicidas contra as forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e as autoridades afegãs foram registrados no Afeganistão, contra 20 em 2005, segundo dados oficiais.

O mulá Rahim aproveitou a oportunidade para desmentir a presença de reforços estrangeiros, chechenos, uigures, uzbeques ou paquistaneses, como havia denunciado recentemente o governador da província de Helmand, Assadullah Wafa. "Não temos combatentes estrangeiros, e sim nossa gente, afegãos, que vão de um distrito a outro, de uma província a otra", afirmou Abdul Rahim.

Desde 2 de fevereiro, os talibãs controlam Musa Qala, a capital de distrito da província de Helmand, um importante centro de produção de ópio no Afeganistão. Vários combates foram registrados nos últimos dias nesta província, onde estão mobilizados mais de cinco mil soldados britânicos.

A Isaf (Força Internacional de Assistência à Segurança) da Otan também prometeu passar à ofensiva na primavera, depois da violência de 2006 que deixou mais de quatro mil mortos no Afeganistão, incluindo 170 soldados estrangeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;