Política Titulo
Vereadores mal tomaram posse e já pensam em 2010
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
14/06/2009 | 07:12
Compartilhar notícia


Mal começou a legislatura 2009-2012 e 20% dos 108 parlamentares eleitos no Grande ABC já pensam em ocupar cargos mais altos do Poder Legislativo. Com o argumento de que a escalada rumo a Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados trará muito mais benefícios para a região, vereadores já se articulam pela troca de cadeiras. Disponibilizam os nomes aos partidos, tentam fazer alianças e montar um projeto para as prévias que só ocorrem em janeiro do próximo ano.

Apesar da preocupação com o futuro um pouco distante - as eleições para deputados federal e estadual - estão marcadas para outubro de 2010 - os vereadores afirmam que as movimentações não atrapalham o trabalho nas Câmaras.

"O anúncio não atrapalha em nada o mandato. E não acho que seja cedo porque somente coloquei meu nome à disposição do partido", explicou o vereador por Santo André, Paulinho Serra (PSDB). Ele, que é pré candidato a deputado federal, aposta na compreensão dos eleitores.
"A gente espera que eles entendam porque as grandes discussões políticas são feitas em Brasília e o ABC precisa de representantes por lá". Hoje, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT) é o único representante da região na Câmara.

Frank Aguiar (PTB) deixou a cadeira no Legislativo para assumir como vice-prefeito de São Bernado, mas afirma não descartar a hipótese de concorrer para deputado federal em 2010. A justificativa é que ele se sente mais a vontade neste cargo.

Nos bastidores do Legislativo de Santo André, as especulações contam cinco parlamentares interessados no pleito. Já em Mauá, pelo menos quatro parlamentares afirmam ter interesse em disputar as eleições do ano que vem. Três querem ocupar uma vaga como deputado estadual. Dois deles são do PSDB: Alberto Betão Pereira Justino, o Betão, e Ozelito José Benedito.

"Estou discutindo com a Executiva do partido. A experiência em quatro mandatos como vereador me preparou para ir para Assembléia", afirmou Betão. Para o parlamentar, os eleitores devem encarar como natural a saída da Câmara. "Esse é o jogo político. Não vai prejudicar a população porque vou ser substituído por um suplente". Átila Jacomussi (PV) pretende ir para Brasília.

Em Diadema, cinco nomes estão se articulando para uma possível disputa eleitoral. Um deles é o presidente da Casa, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT). "Meu nome já está a disposição".

Na Câmara de São Bernardo, embora haja burburinhos sobre intenção de alguns legisladores em participar do pleito, o tema não tem sido discutido abertamente. Em São Caetano, circula o nome do presidente da Câmara, Gérsio Sartori (PTB) para concorrer a uma vaga de deputado estadual. O assunto ainda não está na pauta dos vereadores de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;