Internacional Titulo
Congresso elege novo presidente da Bolívia neste sábado
Por Das Agências
03/08/2002 | 10:56
Compartilhar notícia


O Congresso da Bolívia deve eleger neste sábado como presidente da Bolívia Gonzalo Sánchez de Lozada, em uma votação respaldada por uma aliança de conservadores e social-democratas, que ratificará a vitória obtida nas urnas pelo ex-mandatário liberal no dia 30 de junho.

Sánchez de Lozada enfrentará na disputa congressista o indígena socialista Evo Morales, que obteve um surpreendente segundo lugar na eleição geral e que, embora tenha prometido que dará um fim na fase legislativa, tem mínima possibilidade de ser eleito.

A Constituição Política determina que não se não houver ganhador com maioria absoluta no primeiro turno, os dois candidatos mais votados devem enfrentar-se em uma segunda fase no Congresso.

Somente uma debandada dos votos do candidato liberal e a soma de todos os da oposição poderiam dar a vitória a Morales, que, contudo, não tomou nenhuma atitude pessoal para aglutinar as forças contrárias a Sánchez de Lozada, limitando-se a apostar no "voto consciente".

O ex-governante, de 72 anos de idade, tem, portanto, o caminho aberto para ocupar pela segunda vez - a primeira foi no período 1993-97 - a Presidência da Bolívia, depois de somar os votos de seu ex-inimigo Jaime Paz Zamora, com quem firmou um acordo de co-governo a partir de uma ação programática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;