Cultura & Lazer Titulo
SBT aposta em versão brasileira de 'Cristal'
Por Rachel Peroba
Da TV Press
10/04/2006 | 08:25
Compartilhar notícia


Depois de um verão de inatividade, o SBT decidiu voltar à produção de teledramaturgia. E diferentemente das outras investidas em novelas, em que recorreu a textos da TV mexicana Televisa, desta vez a emissora aposta na venezuelana Cristal. A versão original, de 1985, foi um fenômeno de audiência nos países hispânicos em que foi ao ar na época – no SBT, foi exibida em 1999. A história é sobre uma menina órfã e pobre que se torna uma modelo rica e famosa, mas descobre também as ilusões e as decepções do glamouroso mundo da moda. Na versão brasileira, Cristal ganhará cenário e sotaque brasileiros – uma mudança na prática recente da emissora, que costuma só traduzir e escalar atores nacionais nas tramas latinas. Cenários, comportamentos e adaptação do texto terão identidade com o espectador brasileiro. “Quero aproximar a história da realidade brasileira. Vou mudar até o nome dos personagens”, explica Herval Rossano, diretor de teledramaturgia. Para a adaptação do texto, anteriormente apenas traduzido, Rossano conta com Ana Maria Nunes, com quem já trabalhou em Escrava Isaura, da Record. Ela é responsável pela criação de novos personagens. A nova fase das gravações começa hoje, na cidade de São Luís do Paraitinga (SP), no Vale do Paraíba.

Cristal traz mudanças conceituais na forma de o SBT fazer novelas. A emissora aposta em tecnologia – será sua primeira novela gravada com câmaras digitais – e novas contratações. Jacques Lagôa, assina a direção ao lado de Luis Antônio Pia. Para Mayara Magri, co-diretora, “o SBT está dispondo dos melhores equipamentos. Por isso, Cristal tem tudo para ser um grande sucesso”, diz.

A princípio, o início da trama estava previsto para a segunda quinzena de março, no lugar da mexicana Mariana da Noite. Mas a chegada de Herval Rossano fez a emissora interromper os trabalhos – os primeiros capítulos já estavam gravados – e recomeçar tudo. Além da alteração na data de estréia – ainda sem definição – o diretor mudou praticamente todo o elenco, criou novos personagens e reduziu os capítulos de 246 originais para 167. “Os brasileiros não estão acostumados com novelas longas. Histórias curtas têm mais agilidade”, afirma.

Entre os recém-chegados estão Dado Dolabella, Jonas Mello, Cláudio Cury, Cláudio Müller e Vitor Wagner. Giuseppe Oristânio, Vera Gimenez e Aldine Müller também estão no elenco.

Bianca Castanho é a protagonista que dá nome a trama. A atriz de Esmeralda, de 2004, e Canavial de Paixões, de 2003, está empolgada. “Cristal será uma sofredora e já sei que vou chorar muito”, diz, referindo-se às suas outras personagens em novelas do SBT, Clara e Esmeralda. “Acho hilário viver uma modelo com 1,63 m de altura. Ainda bem que a televisão engana”, brinca, mas teve de emagrecer. Dado Dolabella fará Luís Alfredo, que formará um triângulo amoroso com Márion (Karlla Tenório) e Cristal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;