Internacional Titulo
Solana que kosovares regressem e sérvios expulsem Milosevic
Do Diário do Grande ABC
21/06/1999 | 11:17
Compartilhar notícia


O secretário geral da Otan, Javier Solana, pediu aos kosovares que voltem para suas casas e aos sérvios que expulsem Slobodan Milosevic da presidência, durante um encontro organizado pela Otan esta segunda-feira, em Budapest.

``Peço a todos os kosovares de todos as orgiens étnicas que dêem uma oportunidade à paz e voltem para suas casas. A KFOR garantirá a segurança de todos', declarou Solana ena abertura do 16º encontro internacional da Otan.

Solana acrescentou que a Iugoslávia deverá se reintegrar à comunidade internacional, mas sem Milosevic no poder.

``O povo sérvio terá de aproveitar plenamente as vantagens de sua integraçao na comunidade euroatlântica. Mas para chegar a isso é preciso implantar a democracia e a tolerância (...) Isso nao ocorrerá enquanto Milosevic estiver no poder. É um homem do passado. É um monumento de tudo que converteu em instável a regiao dos Bálcas durante muito tempo. Nao tem lugar na Europa do amanha', declarou.

Este sinpósio é o segundo organizado pela Otan em Budapest depois do realizado em 1993 e reúne os representantes oficiais da Otan, presidentes e chefes de Governo da maioria dos 19 países membros da Aliança Atlântica.

O encontro foi realizado a portas fechadas e examinará principalmente o papel da Otan em Kosovo e seu papel futuro na segurança da Europa, precisou o comandante supremo das forças aliadas na Europa, o general norte-americano Wesley Clark.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;