Internacional Titulo
Governo tibetano desmente envolvimento na fuga de Buda
Do Diário do Grande ABC
08/01/2000 | 13:24
Compartilhar notícia


O governo tibetano no exílio, em Dharamsala (Norte da India), desmentiu neste sábado qualquer envolvimento na fuga do 17º Karmapa Lama, 14 anos, uma das figuras de maior importância no budismo tibetano.

Os dirigentes tibetanos afirmaram que toda a comunidade foi surpreendida na quarta-feira passada com a chegada à Dharamsala de Ugyen Trinley Dorje, que fugiu do mosteiro de Tsurphu, em Lhassa, capital do Tibet, e caminhou durante uma semana pelo gelo do Himalaya.

``Devo enfatizar que a chegada do Rinpoche surpreendeu a todos no governo no exílio. Nao sabíamos que o Karmapa tinha saído do Tibete ou que viria para Dharamsala até a manha do dia 5 de janeiro', afirmou o ministro para Assuntos Culturais e Religiosos, Kalon Tashi Wangdi.

O responsável negou-se a informar se o Karmapa permaneceria exilado na India como o Dalai Lama, que o jovem ``Buda vivo' encontrou rapidamente em sua chegada.

Mangdi limitou-se a indicar que o Karmapa estava ``esgotado' por causa de sua viagem e precisava descansar.

``Nao poderemos fazer declaraçoes sobre suas intençoes até que nos tenha informado a respeito', acrescentou.

O jovem Karmapa encontra-se isolado em um hotel de Mcleod Ganj, antiga guarniçao britânica adjacente a Dharamsala, e ninguém está autorizado a entrar no local.

A India evitou até o momento comentar a chegada de Karmapa. Segundo o ministro tibetano, um alto funcionário indiano chegou a Dharamsala nesta sexta-feira para discutir assuntos relacionados à presença do Karmapa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;