Cultura & Lazer Titulo
Ágora inicia debates e seleciona textos
Mauro Fernando
Da Redação
03/11/2002 | 19:13
Compartilhar notícia


Com o propósito de discutir o homem das grandes metrópoles do século XXI, começa nesta segunda o seminário Ágora Metrópolis XXI, São Paulo – O Avesso do Avesso. A partir de questões formuladas por Aimar Labaki, Chico de Assis, Hugo Possolo, Luís Alberto de Abreu, Noemï Marinho e Silvana Garcia, convidados que atuam em várias áreas artísticas e intelectuais debatem o assunto às segundas-feiras, às 21h, até 2 de dezembro.

O Teatro Ágora (r. Rui Barbosa, 672, São Paulo. Tel.: 3284-0290) recebe, por exemplo, o geógrafo Aziz Ab‘Saber, os cineastas Beto Brant e Ugo Giorgetti, o jornalista Eugênio Bucci e a urbanista Raquel Rolnik. São cinco mesas com cinco temas, como Arte do Gueto/Arte Globalizada e A Cidade É o Espelho do Cidadão? O Cidadão É o Espelho da Cidade?. A curadoria do evento ficou a cargo do ator e diretor Celso Frateschi e do diretor Roberto Lage.

O subtítulo do ciclo (O Avesso do Avesso) faz referências às diferentes formações dos convidados. “O seminário reúne pessoas de saber formal, acadêmico, e de saber diretamente ligado à experiência de vida”, afirma Lage. Assim, debatem o tema de hoje (Arte do Gueto/Arte Globalizada) Frateschi, Bucci e o grafiteiro Tota.

Uma etapa se desenrola paralelamente aos encontros, que têm entrada franca. O Ágora formou um comitê de leitura e encenações que receberá textos inéditos e os avaliará. A intenção é selecionar 12 textos para encená-los a partir de março do próximo ano.

O ciclo é um desdobramento dos dois seminários realizados pelo Ágora em 2000 e 2001, Odisséia do Teatro Brasileiro (que gerou um livro lançado neste ano) e Ágora Livre – Dramaturgias. “Desta vez, não tratamos objetivamente de teatro, mas da cidade num momento de transição de valores, de evolução tecnológica. Este seminário não está diretamente ligado às questões estética e poética, mas pretende fazer uma reflexão sobre o homem contemporâneo que resulte em dramaturgia”, diz Lage.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;