Cíntia Bortotto Titulo
É hora de sair de férias

Como deixar as tarefas organizadas para o funcionários que irá substituí-lo nas férias

Cíntia Bortotto
27/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Você está planejando viajar em julho com a família? Para sair de férias, em geral, é preciso ter alguma organização, isto porque normalmente alguém assume as nossas atividades e temos de deixar nosso trabalho minimamente preparado para que a pessoa possa tomar pé da situação. O planejamento é essencial para que tudo siga bem, mesmo com sua ausência.

É bastante importante que você, junto com o seu gestor, defina quem ficará responsável pelas suas atividades ou até dividir os projetos entre algumas pessoas. Planejando-se bem, você fica mais tranquilo em seu descanso e nada dá errado.

PLANEJANDO A AUSÊNCIA - O primeiro passo do planejamento é se perguntar se você tem algo que pode ou deve esperar pelo seu retorno. Se a resposta for sim, avise os envolvidos no projeto ou atividade que você estará de férias por algum tempo. O segundo ponto é listar todas as suas atividades e ver quem é a melhor pessoa para lhe substituir em cada uma delas. Outro ponto importante é o aviso de ausência, para que todos que lhe enviem um e-mail ou acessem a caixa postal de seu voicemail possam saber a data de seu retorno e com quem falar em caso de urgência.

Seu chefe e seu substituto devem ter uma forma de contatar você para casos de extrema urgência. Tente adiantar o que for possível para sobrecarregar o menos quem fica em seu lugar.

SEMPRE CONECTADO - É importante para qualquer colaborador conseguir sair algum tempo de férias e de fato se desconectar. Pesquisas apontam que você leva pelo menos uma semana para que o processo de relaxamento ocorra, ou seja, seu cérebro só entenderá que você está de férias, depois de uma semana desconectado. Assim, o ideal é conseguir ficar um tempo longe do trabalho sem ficar ligando ou acessando e-mails.

Antigamente, até os diretores conseguiam de fato descansar ficando desconectados de seus trabalhos em períodos de férias. Hoje em dia, percebo uma mudança neste aspecto. É muito comum alguém de férias se conectar para tomar alguma decisão. Um diretor, por exemplo, e seu grupo podem encontrar esta solução para fazer com que a sua ausência seja menos sentida. Hoje, é simples acessar seu e-mail ou sua caixa postal de longe. Você também pode ligar para a pessoa que está no seu lugar para saber como andam as coisas na sua ausência.

LIDE BEM COM SUA PRÓPRIA AUSÊNCIA – Alguns problemas podem ocorrer quando você está fora da empresa. O que fazer para continuar tranquilo em suas férias?

Alguém lhe pediu algo e você esqueceu. Se a pessoa pede para quem está no seu lugar e esta é uma pessoa íntegra e de sua confiança, provavelmente ela terá a atitude de resolver o problema. Mas, dependo de para quem o requisitante “reclama”, isso pode prejudicar a sua imagem. Portanto, cuidado na hora de elaborar a lista de passagem.

Um ponto importante do projeto pelo qual você é responsável será debatido. Se você conseguiu incluir na lista de passagem este tópico e explicou para seu sucessor sua opinião, você será representado. Se não, às vezes é algo fora de controle. Adapte-se ou solicite uma nova reunião sobre o tema quando retornar.

Decisões tomadas, já que você não está lá para expor novamente seu ponto de vista. Para isso, de toda forma, há de se esperar você voltar. Peça para o seu substituto te ligar caso aconteça algo grave que precise de intervenção imediata, algo que ele saiba que é importante para você e eventualmente está tomando um rumo muito diferente do inicial.

DEZ DICAS PARA NÃO ERRAR QUANDO SAIR DE FÉRIAS

1. Adiante tudo o que você puder.

2.Escolha uma pessoa em que confia e com quem se sente confortável para ficar no seu lugar

3.Faça uma lista de projetos com status e próximos passos de cada um. Aproveite e deixe os contatos das pessoas com as quais seu substituto deverá falar para continuar tocando tudo.

4.Faça uma lista de tarefas com datas e processos que irão acontecer.

5.Reforce datas importantes como, por exemplo, datas em que se tem de enviar relatórios, etc.

6.Entregue ao seu chefe duas listas para que possa acompanhar.

7.Deixe uma forma de contatarem você em casos de emergência. Não são todos que devem ter este número, mas pelo menos seu chefe e seu substituto.

8.Deixe a mensagem de ausência temporária no e-mail, com o nome, e-mail e telefone de seu substituto para casos de urgência. Aponte também sua data de retorno.

9.Grave uma mensagem no seu voicemail de férias, assim as pessoas que te ligarem saberão que você ficará por algum tempo ausente.

10.Aproveite o tempo de férias, você precisará de energias reforçadas em seu retorno!

Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;