Automóveis Titulo
Stock Car: Astra só na aparência
Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
12/07/2006 | 11:11
Compartilhar notícia


O início e a inspiração foram da maneira como é comum à maioria dos pilotos: nas pistas de kart, tendo como ídolo Ayrton Senna.

Aos dez anos, Daniel Landi começou a correr no kart indoor. Com um kart profissional, presente do pai, competiu até 2000, quando passou para a Fórmula Chevrolet e depois para a Fórmula 3 Sul-Americana Light. Aos 22 anos, o piloto disputa atualmente a Stock Car V8 Light, que dá acesso à Stock Car V8. Iniciou na categoria em 2004, ano em que terminou o campeonato na terceira colocação.

Primeiro na classificação nesta temporada, ao lado de Marcos Gomes, Landi pretende ingressar na categoria principal no ano que vem. “Falta acertar com os patrocinadores, já que o custo para correr na Stock Car V8 é bem mais alto”, diz. Landi tem o patrocínio do Diário do Grande ABC, da Ituran, do Banco Peugeot e da UCR Rolamentos.

O veículo usado na Stock Car Light tem a carroceria de fibra de vidro com a mesma aparência do Chevrolet Astra hatch sobre chassi tubular. O motor, no entanto, é um 5.7 de 8 cilindros em V com potência de 350 cavalos a 5.500 rpm.

Diferentemente da categoria principal, os pneus são nacionais e o câmbio é manual de cinco marchas (na Stock Car V8 é seqüencial).

A carroceria, assim como os amortecedores, é a mesma para todos os competidores da prova. A velocidade máxima já atingida pelo carro foi de 240 km/h.

Segundo Landi, a principal dificuldade para pilotar o carro é a visibilidade. “O veículo é baixo e o piloto fica sentado bem atrás, bem diferente da Fórmula 3 Sul-Americana, em que o condutor tem uma ampla visão de tudo.” O próximo desafio do piloto será no dia 13 de agosto, em Curitiba.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;