Nacional Titulo
Madeleine Albright chega ao Brasil
Do Diário do Grande ABC
14/08/2000 | 13:38
Compartilhar notícia


A secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, desembarcou nesta terça-feira, às 11h20, no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, na primeira etapa de seu giro latino-americano, que prevê visitas à Argentina, Chile, Equador e Bolívia. Durante a visita, ela terá uma conversa com o presidente Fernando Henrique Cardoso, de meia hora, no Palácio do Planalto, seguida de um encontro privado com o chanceler Luiz Felipe Lampreia.

A reuniao no Itamaraty será aberta depois a assessores de Albright e Lampreia. As 13h30, a secretária de Estado dá uma entrevista coletiva no Itamaraty. O giro pela América do Sul de Madeleine Albright será, além de Brasília e Buenos Aires, por Santiago (Chile), Quito (Equador) e La Paz (Bolívia).

Segundo fontes do Itamaraty, nao há uma agenda de conversaçoes, mas o que se chama uma 'cesta', da qual serao destacados temas regionais de interesse mútuo, sobretudo a situaçao política na Colômbia (instabilidade em face do problema permanente da produçao e tráfico de cocaína), no Paraguai (onde foi realizada, nesta segunda-feira, eleiçao para o novo vice-presidente), e no Peru (a questao do terceiro mandato do presidente Fujimori).

Ainda de acordo com as mesmas fontes, a secretária de Estado trata, principalmente, de assuntos políticos, nao sendo de sua área específica as discussoes sobre o contencioso Brasil-Estados Unidos em torno da taxaçao das exportaçoes brasileiras de produtos siderúrgicos e suco de laranja. Estes problemas vêm sendo negociados bilateralmente na área da Secretaria de Comércio norte-americana. Nem haveria tempo para aprofundar tais discussoes.

A rápida visita da secretária de Estado é também uma visita de despedida, já que o sucessor de Bill Clinton tomará posse em janeiro próximo. O Itamaraty informou, nesta segunda-feira, que a prevista visita de despedida de Clinton ao Brasil nao está ainda confirmada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;