Economia Titulo
Juro de cheque especial é o maior em quase 3 anos
Do Diário OnLine
18/02/2003 | 10:44
Compartilhar notícia


Com leve alta de 0,02% com relação a taxa registrada em janeiro, a média dos juros do cheque especial praticada em fevereiro por bancos paulistas ficou em 9,13% ao mês, a maior desde junho de 2000. Segundo dados do Procon-SP, divulgados nesta terça-feira, com o acréscimo, nos últimos 12 meses a alta acumulada já é de 185%.

A pesquisa, feita com 13 bancos de São Paulo, aponta mais uma vez que o reajuste da taxa básica de juros, a Selic, de 25% para 25,5% ao ano pelo Copom, em janeiro, refletiu nos juros bancários. Já a taxa média cobrada em empréstimo pessoal ficou em 5,98% ao mês em fevereiro, percentual inferior aos 6,01% registrados no mês passado.

A pesquisa do Procon-SP revela que o juro de cheque especial mais elevado foi encontrado no BCN e Itaú, mesmo líderes do levantamento passado, sendo a taxa de 9,80% ao mês. A menor taxa continua a ser a da Nossa Caixa, de 7,95% ao mês. Nenhuma instituição financeira reduziu o juro entre janeiro e fevereiro, e apenas a Caixa Econômica Federal (CEF) reajustou seu valor, de 9,00% para 9,20%.

Para o empréstimo pessoal, o maior juro é do Itaú, que manteve a taxa em 6,95% ao mês; a mais baixa foi da Nossa Caixa (3,95% ao mês). No período, apenas o BCN elevou esse juro, de 6,10% para 6,12%, e o Unibanco reduziu de 6,90% para 6,50%.

As 13 instituições financeiras que integraram a pesquisa foram Banco Bilbao Vizcaya Brasil-BBV, Banco do Brasil, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;