Economia Titulo
IPC-S da FGV registra queda na inflação
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
20/06/2005 | 10:50
Compartilhar notícia


A inflação da semana encerrada em 15 de junho, medida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), continua a trajetória de queda. A taxa ficou em 0,24%, ante 0,61% da semana anterior, e foi o menor resultado desde a última semana de outubro do ano passado, quando o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) ficou em 0,10%.

Os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV mostram que os preços de todas as sete classes de despesas que compõem o índice apresentaram desaceleração, com destaque para Alimentação, que registrou deflação (-0,20%).

As principais quedas foram entre hortaliças e legumes. Já no grupo Habitação o movimento de desaceleração foi puxado pela ausência de reajuste dos preços administrados. Houve apenas um resíduo do reajuste da tarifa de eletricidade residencial, incorporado no mês passado.

O comunicado da FGV destaca, ainda, a primeira grande desaceleração nos preços dos artigos de Vestuário desde o começo do outono (de 2,29% para 1,62%).

Capitais- Nesta edição do IPC-S, seis das sete capitais pesquisadas registraram recuo na inflação — apenas Brasília registrou alta (de 0,25% para 0,32%). Salvador teve a maior desaceleração (de 1,28% para 0,65%).

Os preços para cálculo do índice de 15 de junho foram coletados entre os dias 16 de maio e 15 de junho e comparados aos coletados entre 16 de abril e 15 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;