Internacional Titulo
UE debate cooperação do Irã com a AIEA
Da AFP
27/10/2003 | 11:52
Compartilhar notícia


Os chanceleres da França, Alemanha e Reino Unido se reuniram nesta segunda-feira, em Bruxelas, com a presidência da União Européia (UE) e com o diretor da Agência Internacinal de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradei, para debater a futura cooperação com o Irã na questão nuclear.

Os ministros das Relações Exteriores francês, Dominique de Villepin, britânico, Jack Straw, e alemão, Joschka Fischer, informaram os resultados de sua missão ao presidente do Conselho de Ministros da UE, Franco Frattini, a El Baradei e ao alto representante de Política Externa e Segurança da UE, Javier Solana.

Depois da visita européia na semana passada, o Irã aceitou submeter-se a inspeções imprevistas e aleatórias de suas instalações nucleares antes de assinar, como também se comprometeu, o protocolo adicional de não proliferação de armas nucleares.

Os europeus debateram como a UE pode, depois dos resultados da semana passada, seguir prestando atenção ao tema nuclear no Irã e utilizar os efeitos na estratégia geral das relações com o país, com a perspectiva do acordo de cooperação e comércio que as partes negociam atualmente.

Os ministros também destacaram o caráter europeu da missão em Teerã e concordaram em manter os contatos sobre a situação do Irã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;